A comunidade está de cara nova!
Atividades
  • Notificações
  • Tags
  • Favoritos
Nenhuma notificação

A Ascensão dos Botânicos

A Ascensão dos Botânicos
Fernanda Matta, Ph.D.
fev. 3 - 5 min de leitura
4 Curtidas
0 Comentários
0

O que vem na sua mente quando você ouve falar sobre o termo botânico?

Provavelmente você pensa nas aulas de biologia do colégio ou até mesmo nos ingredientes que vão dentro do seu drink.

Mas, o termo botânico está se popularizando para definir um conjunto de plantas e frutas que trazem aroma, sabor e/ou funcionalidade a um prato ou formulação. Ou seja, é a pitada especial que faz toda a diferença, como por exemplo, o orégano na pizza e o zimbro na gin tônica.

Desde a antiguidade, o ser humano aprendeu diversas funcionalidades para seu bem-estar através do uso das plantas. Por esse motivo, o crescimento dos botânicos faz parte de um movimento maior de resgate da sabedoria de povos tradicionais para aplicações do mundo moderno. 

Os molhos e temperos continuam sendo a categoria com o maior número de aplicações de ingredientes botânicos, com um crescimento médio anual de + 16% (CAGR 2016 a 2020). Apesar disso, é a nutrição esportiva a categoria de crescimento mais rápido para botânicos.

Suplementação e nutrição esportiva

Com a onda de naturalidade chegando também à suplementação, o crescimento de suplementos com ervas e botânicos foi de 46% nos últimos 3 anos. Diversos desses ingredientes foram adicionados às formulações por trazerem funcionalidades desejadas e relações diretas, conhecidas para o consumidor.

Um exemplo seria a cúrcuma, limão e acerola para aumentar a imunidade. E, embora essa seja a funcionalidade com mais produtos lançados, percebe-se um crescimento expressivo de produtos à base de botânicos com apelo de saúde mental, cognição ou de energia extra. Assim, produtos até então desconhecidos, como os cogumelos adaptógenos ou raízes indianas, ganharam espaço na lista de desejos.

Nessa categoria, os ingredientes de maior ascensão nos produtos lançados no mundo são os derivados de Cannabis Sativa, como cânhamo ou CBD, óleo TCM, Bacopa e l-teanina.

Bebidas funcionais

Você sabe qual funcionalidade tem a sua bebida? O mercado americano mergulha no utilitarismo das bebidas e, por isso, cada lançamento apresenta uma funcionalidade atrelada, muitas das quais atingidas através dos botânicos. São lançados refrigerantes com fibras naturais e ervas  para digestão ou apelo nootrópico. Ainda na crescente temática de saúde mental, o pó de café com cogumelos adaptógenos promete um foco constante e sem o mal-estar causado pelo pico da cafeína.

Com o objetivo de garantir a confiança, as empresas pautam-se na ciência ou garantem total satisfação para seus consumidores ou seu dinheiro de volta.

Sabor garantido

Além da aura da saúde e funcionalidade, os botânicos oferecem sabor às preparações. Sempre importante destacar que o sabor ainda é o atributo mais importante na escolha de um alimento. Dependendo do ingrediente e aplicação, pode trazer a sensação de conforto e nostalgia, como o manjericão em preparações salgadas, ou até mesmo uma pitada de ousadia na utilização do mesmo ingrediente em bebidas e sobremesas.

Os botânicos também remetem às nossas emoções, sendo alguns com relação direta, tais como: a calma da camomila, a energia do mate, a conotação premium em açafrão ou divertido com maracujá. As associações entre emoções e ingredientes, naturalmente, mudam entre culturas. De maneira geral, a América latina classifica os botânicos como energéticos, confiáveis e premium.

As especiarias e o Brasil

A classe das especiarias está entre os clássicos dos botânicos, visto que, seus cobiçados sabores e funcionalidades motivaram guerras e expedições marítimas. É a expressão cultural de cada cozinha, mas ainda há muito espaço para inovação. Brincar com as referências, reposicionar sabores em novas aplicações, como pimenta na bebida e lemon pepper em doces, são apenas alguns dos exemplos da atualidade.

No país de maior biodiversidade do mundo, não faltam botânicos para explorar. As antigas benzedeiras e barracas de feira com garrafadas e chás trazem a história e sabedoria popular de ervas que conhecemos e desconhecemos. Em cada bioma esconde-se o próximo cumaru nos doces, as PANCs (plantas alimentícias não convencionais) nos biscoitos e snacks e o jambu nas bebidas.

Tradal Brazil

A Tradal Brazil oferece um amplo portfólio de soluções em sabor & nutrição saudável, utilizando de botânicos íntegros e naturais, além de serviços customizados para atender o seu projeto. Seja ele uma bebida funcional ou ingrediente inédito para seu snack. Podemos inovar em um produto nostálgico ou provocativo. E então, vamos criar juntos? A Tradal Brazil conta com uma equipe técnica altamente especializada e atenta às principais tendências do mercado, capacitada para realizar projetos desde a criação do conceito até o envase e distribuição do produto final. Entre em contato agora (atendimento@tradalbrazil.com.br) e descubra mais.


Denunciar publicação
4 Curtidas
0 Comentários
0
0 respostas

Indicados para você