Atividades
  • Notificações
  • Tags
  • Favoritos
Nenhuma notificação

Ambev neutraliza emissões de três novas fábricas

Ambev neutraliza emissões de três novas fábricas
Equipe BHB
jul. 29 - 5 min de leitura
1 Curtidas
0 Comentários
0

Na lista de empresas que anunciaram um compromisso de se tornarem net zero está a Ambev. O objetivo da companhia é alcançar a meta em toda sua cadeia de valor até 2040. 

Nesse processo, recentemente a multinacional de bebidas conseguiu neutralizar as emissões de três plantas já existentes. Em entrevista à EXAME, Rodrigo Figueiredo, vice-presidente de sustentabilidade e suprimentos da Ambev, contou a novidade em primeira mão. Confira:

A Ambev anunciou, no fim do ano passado, sua meta de zerar as emissões de carbono em sua cadeia de valor até 2040 (escopos 1, 2 e 3). Nesses seis meses desde então, que ações foram implementadas nesse sentido?

Fomos a primeira grande cervejaria carbono neutro do Brasil e, em mais um passo rumo a alcançar as nossas metas de sustentabilidade, acabamos de neutralizar as emissões de carbono em mais três de nossas unidades, atingindo mais da metade da meta para este ano, ainda no primeiro semestre. 

A Arosuco Aromas, em Manaus (AM), a Cervejaria Minas Gerais, em Juatuba (MG), e a Refrigerantes Curitibana, em Tamandaré (PR) são as novas unidades carbono neutro da companhia. Juntas, elas deixarão de emitir, por ano, mais de 4.800 toneladas de gases de efeito estufa comparado com 2017.

No mês de abril, também anunciamos as primeiras unidades carbono neutro dos estados de São Paulo e Rio de Janeiro, mais especificamente em Agudos e Cachoeiras de Macacu, respectivamente.

Temos uma jornada de quase 20 anos e hoje somos reconhecidos como uma das empresas mais sustentáveis do país. Mas, para zerar as emissões líquidas de carbono próprias e de terceiros até 2040, sabemos que precisamos contar com nosso ecossistema. 

Engajar o ecossistema da companhia nessa missão é um desafio. O que a empresa tem feito nesse sentido?

Para incentivar e ajudar os fornecedores a cumprirem essa ambição, formamos uma aliança inédita, o Compromisso pela Ação Climática. Nos últimos anos, reestruturamos a matriz energética de nossas cervejarias para trazer mais  energia limpa e redução de emissões.

Seguimos avançando em busca de soluções ao longo dos anos e já contamos com todos os nossos centros de distribuição e cervejarias abastecidos com energia 100% renovável.

Investimos também em tecnologia sustentável e limpa em nossas operações, como parte de um plano macro, com frentes voltadas para a ação climática, gestão de água, agricultura inteligente e embalagem circular. A entrega de cinco unidades, somente nestes primeiros seis meses, é um resultado muito significativo e reflete o avanço da nossa jornada net zero.

Pode detalhar como seu a neutralização das emissões nas fábricas?

Nas unidades de Arosuco Aromas, Cervejaria Minas Gerais e Refrigerantes Curitibana, por exemplo, todos os processos industriais foram aperfeiçoados, incluindo instalação de motores e equipamentos de mais alta eficiência e recuperação térmica para reuso de energia e otimização de modulação de programação para melhores cenários de eficiência de consumo.

Também anunciamos três novas e importantes parcerias com a Neoenergia, Engie e 2W para adicionar ainda mais capacidade ao sistema energético brasileiro e ter uma matriz proveniente de parques eólicos que irão abastecer 100% de nossas operações, o que corresponde a 32 unidades, entre cervejarias, refrigeranteiras, maltarias e fábricas de alumínio e rolhas. Queremos engajar todo o nosso ecossistema de parceiros para promover uma mudança profunda e com impacto positivo.

Outro projeto que ganhou ainda mais consistência nesses primeiros seis meses de 2022, foi a nossa parceria com a Lemon Energia. Já fornecemos energia limpa para mais de três mil pontos de venda, reduzindo em até 15% a conta de luz e, junto com Lemon Energia, redefinimos as nossas metas e criamos o projeto global “The Energy Collective”, que irá expandir a iniciativa para bares, restaurantes e casas de shows de todo o país.

Hoje, qual é o maior desafio da companhia para alcançar a meta net zero?

É uma caminhada, é difícil definir um único desafio. Mas os nossos resultados e entregas mostram que com o engajamento dos nossos times e ecossistema vamos superando cada um deles.

O nosso principal objetivo é trazer conosco o nosso ecossistema e promover ações de impacto socioambiental positivo, pois sem eles não será viável atingirmos nossas metas para 2040. Então, é necessário estarmos sempre antenados e alertas ao que há de mais novo para seguirmos sendo propulsores de uma nova história. É isso que queremos!

Fonte: Exame.


Denunciar publicação
1 Curtidas
0 Comentários
0
0 respostas

Indicados para você