Além de seu significado cultural e popular, o amendoim também ganhou fama e destaque no mundo da boa forma, da alimentação saudável, passando da mesa do bar à categoria de pasta fitness.
Quem nunca associou amendoim ao snack, ao tira-gosto da mesa do bar acompanhado com cerveja, ou às comidas típicas da festa junina? O amendoim é muito tradicional no Brasil, aliado às comemorações típicas e consumido em diversos formatos.
Com a popularização da dieta cetogênica e low carb, as castanhas em geral, incluindo o amendoim, ganharam espaço no mercado de saudáveis, saindo da posição de apenas um snack que precisa ser consumido com moderação, e passando a ser um aliado da alimentação saudável.
Produção de amendoim
A produção paulista de amendoim tem na safra 2019/2020 um momento de recuperação, com indicadores importantes. Segundo estimativas do Instituto de Economia Agrícola (IEA), ela terá um aumento de 29%, impulsionado pela alta de 18% na produtividade e avanço de 9% na área plantada.
Segundo o Governo de São Paulo, 90% da produção nacional de amendoim é feita pelo estado. A safra foi beneficiada pelo clima e pela alta do dólar, que favoreceu as exportações.
O valor arrecadado pela exportação desse item chegou a US$ 276 milhões. Já no mercado interno, o produto é usado principalmente na indústria para a elaboração de confeitos, de amendoim salgado e pastas proteicas.
Aflatoxinas e Certificação
O amendoim, apesar de ser um produto natural, está sujeito a sofrer contaminação. Alguns tipos de fungos são capazes de produzir aflatoxinas, uma substância tóxica que pode causar danos à saúde, caso seja ingerida em grandes quantidades.
Por este motivo, a Associação Brasileira da Indústria de Chocolates, Amendoim e Balas (ABICAD) desenvolveu o Programa Pró-Amendoim, responsável por garantir a segurança dos produtos à base de amendoim.
As empresas que participam desta iniciativa recebem o selo “Qualidade Certificada Pró-Amendoim-ABICAB”, indicando que o produto atende aos requisitos da legislação em relação aos níveis de aflatoxina, sendo totalmente seguro.
E porque o amendoim virou o queridinho de algumas dietas?
Amendoim: qualidades nutricionais
O amendoim virou queridinho de algumas dietas porque embora seja da família das leguminosas, muitas vezes é associado às oleaginosas (castanhas), devido ao seu valor nutricional e elevado em teor de gorduras, sendo essas, felizmente, majoritariamente insaturadas,caracterizando-o como uma fonte de gordura saudável.
As principais gorduras no grão são o ômega 9 e o ômega 6, contrastando com o ômega 3 e tornando equilibrado as proporções de gordura ômega. O amendoim também é considerado fonte de proteínas, o que chama atenção dos atletas e esportistas, já que ele pode auxiliar no ganho de massa muscular.
Além da boa distribuição dos macronutrientes, o amendoim apresenta outros benefícios, como uma boa quantidade de fibras, vitaminas e minerais. Ademais, o grão também é rico em antioxidantes, nutrientes que possuem efeito anticancerígeno.
Neste sentido, uma pesquisa da Esalq-USP demonstrou que, principalmente o amendoim com casca, é um grande aliado para a saúde, prevenindo doenças como obesidade, diabetes e até mesmo o câncer.
Da mesa do bar, à pasta fitness
E é por isso que este alimento simples, mas altamente nutritivo, passou da mesa do bar, ao status de pasta fitness, convertendo-se em uma oportunidade dentro deste mercado. Atualmente, podemos encontrar o amendoim em diversas categorias saudáveis, como em pastas, barras e mixes de nuts. Confira alguns exemplos do mercado nacional:
Naked Nuts: a startup foi criada em 2017, mas já cresce em ritmo acelerado e tem dobrado de tamanho de um ano para o outro. Em 2019, faturou 4 milhões de reais. Acesse nosso podcast e saiba mais sobre eles.
Hoje, a empresa possui uma variedade de produtos de castanhas em pasta, sendo a de amendoim uma delas. A marca oferece uma proposta diferente, trazendo, além da indulgência, a saudabilidade em seus produtos. Os sabores disponíveis no mercado são: cookies de chocolate, chocolate branco e wafer de chocolate.
Depois vieram outras marcas de pastas, de empresas de nutrição esportiva à alimentos indulgentes:
Fit Food
Santa HElena
Power 1 One
Integralmendica
Bold Snacks: a marca comercializa barrinhas proteicas, denominadas Bold Bars. Em seu portfólio, existe o sabor de caramelo com amendoim, com 20 gramas de proteínas, 6 gramas de fibras, zero açúcar e adicionada de whey protein.
Viva Salute: a empresa comercializa produtos naturais saudáveis. Atualmente, a marca possui o Mixed Nuts Premium, composto por castanhas-do-Pará e caju torradas, amêndoa torrada, uva-assa, amendoim torrado e noz-mariposa crua, sem sal e embaladas a vácuo.
Mais do que um alimento, uma identidade cultural
Assim como o milho, o amendoim é um alimento muito tradicional em festas típicas, e, além de formas de preparação salgadas, temos uma grande produção de doces com esse alimento: paçoca, pé de moleque, recheios de bombons, dadinhos, chocolates crocantes… e por aí vai!
As festas juninas têm grande importância para a indústria de amendoim, uma vez que essa época é marcada pelo incremento nas vendas do produto e benefícios à economia. Em 2019, por exemplo, segundo a ABICAD, houve um aumento de 40% no número de pessoas empregadas e dedicadas a trabalhar nesse período.
Inovação e tradição
O amendoim é um produto brasileiro com forte mercado de exportação e também com grande consumo interno, seu plantio ainda traz inovação tecnológica nas táticas de manejo e aproveitamento do campo.
O amendoim está entre as alternativas para rotação da cana-de-açúcar. Isso porque o grão gera ganhos agronômicos, como o incremento da fertilidade do solo, redução da infestação das pragas e doenças da cana, além do controle de plantas daninhas.
Ademais, segundo a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) e do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso, o amendoim é uma possibilidade para geração de emprego, renda e produção sustentável.
Tem algo melhor que uma matéria-prima nacional com bom custo, qualidade nutricional e versatilidade? Independentemente de seguir ou não da mesa do bar à pasta fitness, o amendoim não pode deixar de ser uma alternativa para o seu negócio!
Saindo da tradicional barra e pasta e pensando no amendoim em outros formatos de consumo para o mercado fitness, quais as possíveis inovações que você enxerga? Deixe nos comentários!