A comunidade está de cara nova!
Atividades
  • Notificações
  • Tags
  • Favoritos
Nenhuma notificação

Confira as principais inovações no mercado para a saúde mental

Confira as principais inovações no mercado para a saúde mental
Bruna Nogueira
ago. 11 - 8 min de leitura
9 Curtidas
0 Comentários
1

 

A saúde mental segue com foco especial no trans-covid, devido à alta prevalência das desordens mentais e alterações do sono, com o consumidor entendendo cada vez mais que cuidar da mente é sinônimo de saúde. Ainda, há uma busca por um estilo de vida mais tranquilo, mas também disposição para as atividades do dia a dia, que pode ser observado em diferentes faixas etárias.

 

Segundo relatório da Mintel Brasil (2021), cerca de 52% dos brasileiros entrevistados têm o bem-estar mental como motivação para adotar hábitos alimentares mais saudáveis e ainda, conforme demonstrado na Pesquisa ADM (2021), essa preocupação com o bem-estar mental aumentou durante a pandemia da covid-19.

 

A conscientização para a saúde mental pelos consumidores é refletida no que eles buscam no mercado de alimentos e suplementos: 63% dos brasileiros entrevistados no relatório da Mintel Brasil (2021) dizem que gostariam de consumir mais alimentos e bebidas com ingredientes que possam melhorar a saúde mental/emocional.

 

A busca por produtos com claim adaptógeno, ou seja, que são formulados com ingredientes que ajudam a reduzir o impacto negativo do estresse crônico no corpo, aumentou de forma expressiva, principalmente entre 2021, conforme dados da Spoonshot® (2021) e com a expectativa de que cresça ainda mais em 2022.

 

Cerca de 62% é o crescimento médio anual de suplementos, alimentos e bebidas com declarações nootrópicas (Global, CAGR 2016-2020). Estima-se que de US$7,21 bilhões em 2020, o mercado global de suplementos para a saúde mental aumentará para US$13,38 bilhões em 2028.

 

Assim, o mercado nacional e internacional volta o olhar para esse cenário paradoxo, trazendo diferentes inovações em produtos e suplementos para as prateleiras dos mercados, lojas verdes e farmácias, trazendo ingredientes e ativos com o objetivo de oferecer energia e vitalidade, mas também que melhorem sono e proporcionem relaxamento.

 

Os nutricionistas percebem no consultório o aumento da preocupação com a saúde mental!

 

Os nutricionistas também observam a preocupação dos pacientes a saúde mental: segundo uma pesquisa online conduzida pela Academia da Nutrição (2021) com nutricionistas e estudantes de nutrição, 46% dos respondentes recebem, com alguma frequência,  pacientes que tem como necessidade ou desejo o cuidado com a saúde mental.

 

Como o mercado brasileiro tem explorado o conceito de saúde mental?

 

Os ingredientes de origem botânica são destaque, sendo que aqui no Brasil são usados amplamente o gengibre, o chá-verde e o guaraná, principalmente, quando pensamos em vitalidade e melhora do desempenho cognitivo, e o maracujá, a camomila, a erva-cidreira e a lavanda, quando o objetivo é um produto para o relaxamento e o sono, principalmente em chás, águas gaseificadas, sucos e os chamados cafés funcionais.

 

Já quando analisamos o mercado de suplementos com foco na saúde mental, podemos destacar alguns nutrientes e ativos, como o l-triptofano, vitaminas do complexo B, taurina, magnésio e inositol, com foco no sono e no bem-estar, além da melatonina para o sono, recentemente incluída na categoria de suplementos pela ANVISA

 

Ainda pensando nos suplementos focados na saúde mental, as indústrias também criam formulações voltadas para a vitalidade e a cognição, trazendo a cafeína, taurina, vitaminas do complexo B e tirosina como ativos principais.

 

Sleep Health - Naiak

É um suplemento alimentar em cápsulas formulado com inositol, magnésio dimalato, l-triptofano e vitamina B6 com foco em contribuir com a melhora da qualidade do sono e reduzir o estresse

 

Blue Calm – Pura Vida

Suplemento no formato de pó para o preparo de bebida, com foco no ritual pré-sono ou pós-tensão. É vegana e totalmente livre de corantes e aromatizantes artificiais, além de açúcares e maltitol. Sua cor intensa é fornecida pela spirulina azul e é adoçado com stévia. É formulado com magnésio bisglicinato, taurina, triptofano, mio-inositol, spirulina azul e limão natural.

 

Brain Focus – Pura Vida

Suplemento em cápsulas que combina nutrientes como cafeína, colina, fosfatildilserina, taurina, tirosina e TCM, com foco em favorecer o estado de alerta, a concentração e a performance mental.

Collagen & Melatonin – Sanavita

Unindo múltipla funcionalidade e com foco em ser um suplemento noturno, combina os peptídeos bioativos de colágeno Verisol®, com o complexo exclusivo Dream Mix, desenvolvido por especialistas, que associa o hormônio melatonina ao triptofano, magnésio, vitamina B6 e à polpa do maracujá.

 

H2OP – Cervejaria Araucária

Uma bebida à base de lúpulo e água com gás, zero açúcar e sem álcool. Começa a trazer a proposta de relaxamento a partir do seu principal composto botânico, o lúpulo.

Diuretic Time e Relax Time - Linea

Uma linha de chás solúveis em 2 versões: dia e noite, sendo a primeira composta por ingredientes que contribuem com a energia e a vitalidade, como chá-verde e gengibre e a segunda, com ingredientes que proporcionam efeito relaxante, como camomila, erva-cidreira e maracujá.

 

Super Flow - PINATI + CONQUER

Barrinhas produzidas em um collab entre a PINATI, marca de snacks, com a Escola Conquer, de forma a trazer um produto proteico que reúne nutrientes essenciais para a saúde neurocognitiva, como ômegas, colina e vitaminas B6 e B12.

 

E como está o olhar do mercado internacional para esse nicho?

 

Fora do Brasil, com legislações e resoluções que norteiam a composição e a rotulagem dos produtos e suplementos diferentes das encontradas aqui no país, vemos formulações diferenciadas, com destaque para alguns ingredientes e ativos, como cogumelos de diferentes espécies, l-teanina, cdb e ashwagandha.

 

A ashwagandha, de nome científico Withania somnifera, é um grande destaque nos últimos anos, sendo um adaptógeno muito utilizado na formulação de suplementos, alimentos e bebidas internacionalmente, principalmente por ser uma planta com eficácia compravada na melhora de distúrbios emocionais, auxiliando no relaxamento, além de contribuir com uma melhor qualidade do sono.

 

Ardor Organic

Água gaseificada à base de l-theanina e cafeína extraídas do chá-verde orgânico, além de eletrólitos como magnésio. Com diferentes sabores, hidratação aliada ao foco, clareza mental e energia para a rotina diária. Plant-based, zero calorias e açúcares. Considerada uma tendência para 2022 pela Whole Foods.

Barrinha proteicas - Mindright

São barras veganas, com 10 a 11g de proteínas e disponíveis em 4 sabores. O grande diferencial está na formulação com +Happy Brain Blend®, blend nootrópico exclusivo de ashwagandha, ginseng, TCM e cordyceps.

Gummies - Candy Can

Gummies funcionais à base de plantas, com baixo teor de açúcares e alta concentração de fibras, sendo formuladas com ingredientes nootrópicos, a depender da versão (foco ou sono), como l-theanina, alfa GPC e extrato de erva-cidreira

CDB Teas - Buddha Teas

Linha de chás exclusiva formulada com pó de CBD solúvel em água de alta biodisponibilidade e absorção, de forma a proporcionar relaxamento.

 

Múltiplas possibilidades para a indústria

 

A saúde mental é um excelente pilar para a indústria de alimentos e suplementos explorar, tanto pela ampla visibilidade que vem ganhando pelas demandas do consumidor, como também por permitir um vasto universo de opções a serem desenvolvidas, proporcionando inovação e oferecendo ingredientes que entregam os resultados esperados pelos consumidores.

 

É um mercado que ainda tem muito a evoluir, ampliando as categorias da indústria de alimentos que podem se apropriar desse conceito e utilizar ingredientes com ação calmante, a indústria de suplementos pode pensar em formulações inovadoras e formatos diferenciados de suplementos, dentro do que a legislação e a reesolução vigente atualmente no Brasil permite.

 

Para você, as indústrias de alimentos, bebidas e suplementos estão abertas para explorar o conceito de saúde mental? Quais os desafios para lançar produtos e suplementos que tenham ingredientes com essa funcionalidade? Conte para a gente!

 


Denunciar publicação
9 Curtidas
0 Comentários
1
0 respostas

Indicados para você