A comunidade está de cara nova!
Atividades
  • Notificações
  • Tags
  • Favoritos
Nenhuma notificação

Desejos e necessidades das pessoas que buscam um nutricionista

Desejos e necessidades das pessoas que buscam um nutricionista
Equipe BHB
dez. 16 - 3 min de leitura
0 Curtidas
0 Comentários
0

Mariana Maciel, nutricionista com 22 anos de formação, atualmente no Drº Consulta destaca quais são os desejos e necessidades das pessoas que buscam este profissional.

O Drº Consulta é uma empresa fundada em Heliópolis em 2011, obstinada por resultados, cujo lema é salvar vidas, que hoje atende 2,3 milhões de pacientes únicos, sendo 200 mil visitas/mês

. Além disso possui 800 profissionais na operação e 1200 profissionais na área da saúde, sendo 14 deles nutricionistas.

Entre os atendimentos na área de nutrição distribuídos pelos centros médicos, calcula-se na pré pandemia: 7000 atendimentos/ano e em 2021: faixa de 9000 até hoje.

 

O Atendimento é individual, com hora marcada, a consulta pode incluir retorno, sendo a maior parte particular, mas tem alguns convênios que estão se associando, é agendada por telefone ou app e cada profissional é livre para conduzir seu atendimento, solicitar exames laboratoriais ou não e adotar sua conduta nutricional.

 

Quem é o paciente atendido hoje no centro médico?

 

Em grande parte, mulheres, de classe B2 e C1 presencialmente e o público de classe B1 no teleatendimento, com 20-45 anos, mas também com faixa de crescimento nos últimos anos do público >60. Os pacientes surgem por demanda espontânea ou indicação médica interna/externa e sem plano de saúde suplementar.

 

Qual a bagagem do paciente sobre nutrição?

 

O paciente chega ao consultório com pouquíssimo conhecimento prévio e com diversas dúvidas causadas pelas informações da mídia, mas que também desperta o interesse neste encontro de informações.

 

As análises destacam um paciente com medo de olhar para os rótulos, que busca saúde, mas não tem muitas informações sobre suplementação, como por exemplo colágeno e ômegas, sabe um pouco mais sobre as dietas da moda, sobre o diet x light, mas não sabe muito bem a diferença.

 

Por fim, aquele paciente não entende exatamente como funciona os produtos orgânicos, dietas plant based, alimentos funcionais, microbiota intestinal e portanto, são campos importantes para trabalharmos com eles.

 

O que o paciente busca no acompanhamento nutricional?

 

Temos principalmente a busca pelo emagrecimento, mas também uma transição neste período por pessoas que buscam um tratamento diversificado, se preocupando com doenças crônicas não transmissíveis, como diabetes, hipertensão. Entretanto, a procura por qualidade de vida vem ganhando espaço nos último dez anos, e as pessoas que querem fazer a transição para o vegetarianismo, que buscam mais atendimento nutricional nos últimos cinco anos.

 

Dentre todas as intenções do paciente ao buscar um profissional de nutrição, eles esperam encontrar informação de qualidade em nutrição, orientações aplicáveis, praticidade, custo acessível e a disponibilidade daqueles produtos ao seu alcance.

 

Como o paciente reage a consulta?

 

Estes pacientes em atendimento no Drº. Consulta são receptivos, com grande aderência ao plano alimentar, a sua conduta e adquirem confiança e fidelidade ao profissional, como consequência deste atendimento vem o resultado do paciente.

 

Quais são as perspectivas com este público?

 

Ainda temos muito espaço para atuar dentro da área, pois o público possui carência de informações e buscam por elas. E principalmente, porque a alimentação é uma área essencial da vida, presente em todas as famílias, mas muito mistificada e com informações truncadas para este público em geral.


Denunciar publicação
0 Curtidas
0 Comentários
0
0 respostas

Indicados para você