A comunidade está de cara nova!
Atividades
  • Notificações
  • Tags
  • Favoritos
Nenhuma notificação

Digitalizando o fitness: dos apps de saúde aos adesivos inteligentes

Digitalizando o fitness: dos apps de saúde aos adesivos inteligentes
Giovana Lamano de Oliveira
jul. 1 - 4 min de leitura
1 Curtidas
0 Comentários
0

Com a pandemia do Covid-19, a promoção de atividades físicas e de alimentação saudável atingiu o patamar digital. Desde apps de saúde a adesivos inteligentes, vemos que a digitalização do fitness é tendência no mundo inteiro. É o que mostra o relatório anual da American College of Sports Medicine (ACSM), em que a Tecnologia Wearable lidera o ranking de tendências fitness de 2022.

Tecnologia e adoção de hábitos mais saudáveis

Para os atletas de ponta, descobrir novas tecnologias é essencial para alcançar um nível elevado de performance e saúde. Entretanto, essa demanda também passou a englobar os atletas amadores que foram motivados pela pandemia do coronavírus a estarem mais atentos a seus fatores de saúde. De acordo com o relatório de Tendências em Alimentação Saudável de 2022 da Mintel, 49% dos brasileiros adotaram hábitos mais saudáveis, motivados principalmente pelo bem-estar físico, perda de peso e bem-estar emocional.

A tecnologia Wearable inclui relógios inteligentes, monitores de atividade física, rastreadores e, inovando no mercado, vemos até mesmo medidores de pressão arterial, saturação de oxigênio e eletrocardiograma. Dessa forma, os dispositivos permitem que o atleta amador entenda melhor sobre a consequência de seus hábitos diários no sono, performance esportiva e alimentação. Basta olhar para o dispositivo em seu punho ou abrir um app de seu celular para encontrar um escaneamento completo de suas atividades no dia.

De modo a concretizar essa tendência crescente, a Mintel trouxe em seu relatório Global Food and Drinks Trends 2030 alguns dados sobre o uso de tecnologia no monitoramento da saúde. Na pesquisa, 88% dos consumidores chineses não medem o balanço de calorias, mas possuem interesse. Já 49% dos consumidores britânicos concordam que monitorar a dieta e exercício ajuda a mantê-los motivados. E por fim, 22% dos consumidores canadenses relatam utilizar apps ou tecnologia Wearable para monitorar a saúde.

O boom no mercado de tecnologia Wearable e apps de saúde e fitness

Eventualmente, o crescimento do apps de saúde foi visto mundo afora. Segundo dados da Statista, o número de downloads de apps de health and fitness passou de 419 milhões no final de 2019, para 656 milhões na metade de 2020. De forma similar, as tecnologias Wearable também tomaram conta do dia a dia dos praticantes de exercício físico. No Brasil, 27% dos domicílios possuem um ou mais dispositivos Wearable, segundo dados da Statista de 2021.

Essa indústria tecnológica, apesar ainda apresentar refutações quanto a sua acurácia, está avaliada em US$100 bilhões e cresce a cada dia dentro do mundo de Nutrição Esportiva e Fitness.

Afinal de contas, como essa tecnologia pode influenciar na conduta do profissional de saúde e nos hábitos do consumidor?

A habilidade de monitorar biomarcadores de saúde, níveis de suor ou até mesmo a saliva fornecida pela tecnologia dos novos apps de saúde e dispositivos Wearable supre algumas lacunas dentro da conduta de Nutrição Esportiva que antes eram apenas preenchidas por aparelhos caros e invasivos.

 

Dessa forma, pensando no dia a dia dos atletas, a marca do grupo Pepsico, Gatorade, conhecida pelos seus populares isotônicos, decidiu ir além em 2021 e fornecer para o mercado uma ferramenta que elucidasse a importância da hidratação adequada no momento pós treino.

A Gatorade lançou um adesivo inteligente para monitoramento do suor e sódio liberados durante o exercício físico. O Gx Sweat Patch é um produto descartável e basta colocá- lo no antebraço para que realize a medição. Após o treino, o atleta deve escanear o adesivo e conferir o protocolo de hidratação completo no aplicativo da marca, o Gatorade Gx: Sports Science.

Por fim, podemos concluir que a pandemia do Covid-19 ressaltou a importância da tecnologia em nosso dia a dia, atingindo até mesmo a forma como entendemos a nossa própria saúde.

Ficou interessado e quer entender melhor as tendências de Nutrição, Exercício e Movimento? Entre em contato conosco e saiba mais sobre nosso relatório anual de tendências Q Trends!

contato@bhbfood.com 


Denunciar publicação
1 Curtidas
0 Comentários
0
0 respostas

Indicados para você