A comunidade está de cara nova!
Atividades
  • Notificações
  • Tags
  • Favoritos
Nenhuma notificação

iFood recebe autorização para uso de drones em entregas de delivery

iFood recebe autorização para uso de drones em entregas de delivery
Equipe BHB
jan. 28 - 2 min de leitura
1 Curtidas
0 Comentários
0

 

O iFood recebeu autorização da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) para uso diário comercial de entregas de delivery com drones. As entregas serão feitas em parceria com a Speedbird Aero em todo o território nacional.

O drone poderá realizar entregas com cargas de até 2,5 kg em um raio de 3 quilômetros, inclusive em ambientes urbanos, mantendo margens de segurança estabelecidas no projeto.

“Esse é o início de uma mudança que traz novas maneiras e agilizará as entregas em diferentes contextos ao colocarmos o uso de um modal aéreo em parte de uma rota de entrega”, diz Fernando Martins, head de logística e inovação no iFood.

Martins destaca que os drones complementam a entrega realizada pelos entregadores em parte do percurso, com a retirada do pedido em um droneport.

Manoel Coelho, CEO e cofundador da Speedbird Aero, acredita que, com o avanço da logística aérea não tripulada, as perspectivas de entrega se abrem para a ampliação do uso do equipamento.

“A diminuição do tempo de entrega, a redução de custos e das emissões de poluentes e a otimização do tráfego terrestre são apenas alguns dos benefícios dessa atividade inovadora, que decola hoje no Brasil com a autorização concedida pela Anac ao DLV-1 NEO”, afirma Manoel.

Processo de aprovação

O período de testes para entregas de mercadorias com drones teve início há dois anos com a certificação Cave (Certificado de Autorização para Voo Experimental). Esse período comprovou a possibilidade de operar drones com o propósito de entregas e conseguir a autorização que habilita o drone no modelo DLV-1 NEO, fabricada pela Speedbird Aero, a operar comercialmente em rotas além da linha de visada visual do piloto.

“A autorização merece destaque por ser o primeiro multirotor aprovado pela Anac e por sua aplicação, entrega de mercadorias. No processo que levou a esta aprovação, as características técnicas foram exploradas, com base em requisitos de segurança. A utilização de drones para entrega de mercadorias é uma das mais esperadas aplicações da tecnologia”, afirma Roberto José Silveira Honorato, superintendente de Aeronavegabilidade da Anac.

Fonte: Mercado & Consumo.


Denunciar publicação
1 Curtidas
0 Comentários
0
0 respostas

Indicados para você