Dia Mundial Sem Carne: mercado plant-based cresce 42% no Brasil
Nesta quarta-feira, 20 de março, é celebrado o Dia Mundial Sem Carne. A data é um convite para as pessoas a refletirem sobre suas escolhas alimentares de forma consciente, destacando o crescimento do mercado plant-based e a mudança de hábitos em prol da sustentabilidade e da saúde.
As pesquisas revelam que o mercado de substitutos à base de plantas para produtos de origem animal está em ascensão no país. Dados da plataforma Passport da Euromonitor, divulgados pelo The Good Food Institute (GFI), revelam que o setor plant-based faturou R$ 821 milhões em 2022, um aumento de 42% em relação ao ano anterior.
O comércio de bebidas vegetais similares ao leite também apresentou um crescimento notável, alcançando R$ 612 milhões em 2022, representando um aumento de 15%.
Em relação aos consumidores brasileiros, uma pesquisa conduzida pelo GFI revelou que 67% diminuíram o consumo de carne, motivados principalmente pelo aumento de preço e preocupações com a saúde, como melhoria da digestão, redução do colesterol e perda de peso. Além disso, 28% dos entrevistados se definiram como flexitarianos, buscando reduzir, sem excluir completamente, o consumo de produtos de origem animal.
Dia mundial sem carne e a sustentabilidade
Estima-se que ao abrir mão da carne apenas um dia por semana, uma pessoa evita a emissão de 14 kg de gás carbônico na atmosfera e economiza 3,4 mil litros de água, além de outros impactos negativos.
Vanessa Giangiacomo, head de Marketing da NotCo, destaca que a remoção da carne das refeições não só beneficia os animais, mas também reduz o consumo de recursos naturais e contribui para a prevenção de doenças crônicas, como diabetes e doenças cardíacas.
Você também pode gostar disso:
Bill Gates investe em empresas de carne vegetal
Fonte: Vegan Business e Exame
Setor de alimentos saudáveis deve crescer 27% até 2025
20/03/2024[…] também pode gostar disso:Dia Mundial Sem Carne: mercado plant-based cresce 42% no BrasilFonte: Folha […]