Você sabe qual o significado dos números em rótulos de embalagens plásticas?
Imagem: Freepik
A numeração dos vários tipos de polímeros contribui para alavancar os índices de coleta em todo país e conscientizar os consumidores
São Paulo, 12 de dezembro – À medida que a conscientização ambiental cresce em diversas frentes na sociedade, consumidores e indústrias estão progressivamente mais engajadas em aprimorar e aplicar as melhores práticas relacionadas à reciclagem e à sustentabilidade. E muitos não sabem, mas cada embalagem carrega uma nomenclatura, que é para a melhor destinação dos resíduos pós-consumo de tipo plástico, em que existe uma gama variada de modelos com fins específicos para suportar diferentes graus de impacto e altas temperaturas.
Neste contexto de identificação das embalagens como fator de segurança ambiental e destinação correta de resíduos pós-consumo, pesquisa encomendada pela eureciclo à Quantas Instituto revelou que 77% dos entrevistados consideram que os selos ambientais demonstram o compromisso das marcas com o meio ambiente, sustentabilidade e reciclagem e são de grande importância na hora da compra. Nesse quesito, o selo eureciclo é o segundo mais lembrado do país de acordo com o levantamento, ressaltando tanto a relevância da marca quanto o desempenho e reaproveitamento do produto através da operação de logística reversa e reciclagem das embalagens.
A identificação dos tipos de plástico, e se está apto ao descarte correspondente à sua origem, é imprescindível para o encaminhamento correto e tratamento adequado de cada resíduo pós-consumo. Segundo Daiana Silles, coordenadora de operações e projetos da eureciclo, “conhecer a rotulagem numérica nas embalagens do plástico é essencial para conhecimento dos indicadores de tipos e graus de reciclabilidade. Como cada indústria e empresa conta com uma demanda diferente, foram criadas diversas variações desse material. Para facilitar a diferenciação desses polímeros, foi criado um sistema de numeração que varia de 1 a 7 e está impresso nas embalagens, que nós da eureciclo buscamos difundir para contribuir com a conscientização e aumentar os índices de reciclagem”.
Uma pesquisa realizada pelo IPEC (Inteligência em Pesquisa e Consultoria Estratégica), em junho de 2023, ressalta que esse compromisso com o meio ambiente está se intensificando na população brasileira. Diante disso, é essencial o entendimento sobre os símbolos que estão nas embalagens dos produtos que são consumidos diariamente, pois eles representam um papel fundamental na promoção do descarte correto e na redução do impacto ambiental.
Quais são e como identificar os números presentes nas embalagens de plástico?
Os símbolos que estão nos produtos fornecem informações como o tipo de plástico que foi utilizado na embalagem e o seu tipo de reciclabilidade. Normalmente, os números presentes são numerados de 1 a 7 e cada um representa um polímero específico, evitando a mistura desses algarismos pelos catadores e empresas, que precisam analisar o item para ver se vale a pena reciclar. A análise desses materiais nas centrais de triagem é extremamente importante, principalmente por causa do alto custo e da dificuldade que alguns desses materiais têm para serem reciclados. Muitas vezes eles acabam sendo enviados para aterros sanitários ou lixões.
Importância dos números presentes na embalagem de plástico
O plástico, em sua própria definição, tem um baixo custo e é um polímero orgânico. Diante disso, as empresas começaram a criar diversas embalagens compostas por tipos diferentes de plástico. Então para diferenciar a composição e o processo de reciclagem deste produto, criou-se os números de 1 a 7 para diferenciar os polímeros.
1 – PET
O primeiro polímero é um dos mais conhecidos e está presente nas composições das garrafas de refrigerante. Esse componente possui alta taxa de reciclagem, movimentando o mercado brasileiro. Segundo a ABIPET, Associação Brasileira da Indústria do PET, quase 60% das garrafas descartadas são recicladas. O PET é um termoplástico, ou seja, ele suporta ser aquecido ou derretido mas o produto não pode ser exposto à luz solar, uma vez que pode contrair bactérias e liberar substâncias tóxicas prejudicando o seu processo de reciclagem.
2 – PEAD
O PEAD é o Polietileno de Alta Densidade e assim como o PET, também possui uma alta taxa de reciclagem. Ele está na composição de alguns tipos de sacolinhas presentes em supermercados, lojas de departamentos, frascos de shampoo, detergente e outros. Possui uma alta resistência físico-química e apesar de ser muito reaproveitável, precisa ser descartado da maneira correta. No caso das sacolinhas, é recomendado juntar algumas para o descarte, facilitando a reciclagem e ajudando os catadores na comercialização dos produtos.
3 – PVC
O PVC é um plástico não derivado totalmente do petróleo e é muito conhecido pela sua aplicação nas tubulações de água e esgoto. Também está presente nos potes de maionese, garrafas de sucos e mangueiras. Não possui uma alta taxa de descarte como os outros porque além do processo de reciclagem demanda muita energia, trazendo um custo bem maior do que um PVC novo.
4- PEBD ou PF-LD
O PEBD é um termoplástico e foi o primeiro plástico do tipo Polietileno a ser criado. É o polímero com o arranjo molecular mais simples, facilitando no seu processo de reciclagem que é mais barato do que os outros. Está presente em diversos produtos como brinquedos, composições de peças de computador, brinquedos e garrafas. Suporta altas taxas de temperatura e está apto para suportar esses itens.
5 – PP
O PP também é reciclável e é chamado de polipropileno por ser termoplástico, transparente e atóxico, o que permite ser moldado em alta temperatura. Está presente nas embalagens de sorvete, copos e brinquedos . Um dos projetos para o descarte correto de estruturação da cadeia de reciclagem plástico através da parceria entre a Qualy e a eureciclo, através da compensação ambiental dessas embalagens.
6 – PC
O sexto polímero é o poliestireno que pode ser encontrado em sua forma de plástico sólido ou como isopor.
Pode ser reciclado e transformado em outros produtos posteriormente. Está presente em talheres, bandejas e cabides plásticos, além de possuir uma boa resistência ao impacto.
7 – Outros tipos
Quando aparece o número 7 nas embalagens significa que o plástico não se enquadra em nenhum dos outros números citados anteriormente. Ele se enquadra em “outros polímeros” daí surge uma dificuldade em apontar de fato qual é o seu componente de fabricação. Um dos tipos mais comuns é as embalagens de salgadinhos e batatas. Esse material é reciclável através da recuperação energética, transformando-o em em cimento ao invés de descartá-los em aterros sanitários.
Sobre a eureciclo
A eureciclo é um negócio de impacto socioambiental que transforma a cadeia de reciclagem e a vida das pessoas. Nossas soluções incentivam as empresas e a sociedade em um movimento para gerar mudança em escala por um futuro melhor.
Somos especializados na rastreabilidade dos resíduos gerados por embalagens pós-consumo e movidos pela missão de aumentar as taxas de reciclagem no Brasil. Atuamos com a estruturação da cadeia de reciclagem para logística reversa de embalagens e, para isso, contamos com a parceria de mais de 420 operadores, organizações de catadores e cooperativas nessa jornada.
Como resultado dessa união e parceria com mais de 7 mil clientes, já conseguimos que mais de 828 mil toneladas de embalagens deixassem de ocupar aterros e lixões no Brasil e tivemos mais de 14 mil famílias impactadas.
A eureciclo é certificada como Empresa B, que indica um modelo de negócio com foco no desenvolvimento social e ambiental e é premiada como Best for the World™, pela contribuição para o bem-estar econômico e social das comunidades onde atua. Além disso, também foi reconhecida com o Prêmio ECO® de 2022 , e selecionada para a lista das 100 startups to Watch, que enaltece os negócios mais promissores do ecossistema de inovação brasileiro.
Para saber mais, acompanhe as redes:
Informações: InPress Porter Novelli
Rodrigo Cerqueira / Karoliny Gouveia / Karina Brandford