[ editar artigo]

Conheça um simples adesivo que prolonga a vida das frutas

Conheça um simples adesivo que prolonga a vida das frutas

A tecnologia é uma aliada importante da nutrição e do agronegócio. Afinal, hoje, na luta contra o desperdício e na corrida para alimentar a população mundial, que segundo a ONU depois de 2050, se continuarmos fazendo o que fazemos não será mais possível!  Pensando nisso, surgem no mercado recursos como o STIX FRESH, adesivo que mantém frutas, legumes e vegetais frescos por mais tempo. 

O adesivo reduz o desperdício de alimentos, pois diminui a proliferação de micro-organismos, assim como o prejuízo dos produtores, estendendo o prazo de vida útil das mercadorias. 

O que é o STIX FRESH?

Em primeiro lugar, é difícil acreditar que uma simples etiqueta possa aumentar em até 15 dias o shef life de uma fruta. Entretanto, é exatamente isso que o STIX FRESH faz.

Ele age de forma natural, utilizando a cera de abelha e o cloreto de sódio de sua composição. Não é à toa que ele é conhecido mundialmente como o “adesivo mágico”. 

Foi criado por Zhafri Zainudin, com o objetivo de reduzir o desperdício de alimentos, inclusive para os supermercados e produtores rurais. 

A ideia surgiu quando um amigo de Zhafri contou a ele que perdia dinheiro todos os dias na sua venda, devido ao fato de as frutas apodrecerem rapidamente. Afinal, segundo dados da própria STIX FRESH, 52% das frutas e legumes frescos dos Estados Unidos eram danificados antes de chegarem ao consumidor. 

A partir disso, Zhafri passou quase três anos testando a etiqueta e só a lançou oficialmente em 2017, junto com Buquari Othman, responsável pelas operações de marketing da empresa.

Em 2018, a ideia inovadora foi vencedora do ASEAN Rice Bowl Startup Awards, o que gerou na startup a ambição de chegar à Europa, África, Ásia e, quem sabe, até ao Brasil.

Veja no vídeo como é impressionante:

 

Como funciona o adesivo?

Para usar o produto, basta colar a etiqueta na fruta, em qualquer lugar de sua casca. Não é necessário um mergulho completo em alguma substância. Ela não forma uma película protetora. Como visto anteriormente, ela é revestida por cloreto de sódio e cera de abelha, esses dois compostos juntos removem o etileno do alimento, que é o hormônio responsável pelo amadurecimento da fruta. 

O STIX FRESH reduz o nível de liberação dessa substância, fazendo com que a fruta fique fresca por mais tempo, inclusive sem perda de nutrientes. 

Embora seja apenas um adesivo, sua eficácia é comprovada, especialmente em mangas, abacates, mamões, carambolas, maçãs e peras. Prova disso é que mais de 1,3 milhão de etiquetas já foram produzidas desde 2017. 

É válido ressaltar que adesivo só pode ser usado uma vez, já que depois de retirado ele perde sua eficácia.
 

E o futuro?

 

Bom, segundo Zhafri, além da expansão da startup para outros países, a ideia é criar um novo adesivo que seja ideal para frutas menores e também com casca macia. 

Além disso, vislumbram o oferecimento de uma solução individual ou para famílias, com base nos produtos orgânicos frescos. Assim, o céu se torna o limite!

Para encerrar, vale a pena que você saiba que, no Brasil, um recurso semelhante ao STIX FRESH já está sendo comercializado. Chama-se So Bags e consiste em sacolas de tecidos diferenciados para conservação de frutas, legumes e vegetais. 

Cada embalagem é feita com uma determinada espessura, textura e tecnologia para aumentar o shelf life de um alimento específico. Inclusive quando armazenado na geladeira.

Agora é esperar as cenas dos próximos capítulos e descobrir o que mais a tecnologia e o empreendedorismo brasileiros irão gerar no ramo da nutrição. Até a próxima!

 

Food Trends

Ler conteúdo completo
Indicados para você