[ editar artigo]

5 dicas para impulsionar seu negócio no setor de orgânicos

5 dicas para impulsionar seu negócio no setor de orgânicos

O mercado de orgânicos no Brasil movimentou mais de R$ 4 bilhões/ano, segundo dados do MAPA. Uma pesquisa feita em 2019 pela Organics, associação que promove os orgânicos no Brasil, apontou que 19% dos entrevistados haviam consumido algum produto orgânico nos últimos 30 dias

Com o objetivo de aproximar as indústrias e empreendedores dos consumidores de orgânicos, impulsionando a fidelidade do cliente com a sua marca, listamos 5 dicas que irão te ajudar a ser mais estratégico quando o assunto é produtos orgânicos:

  1. Faça parcerias certas: 

No cenário atual, grandes marcas precisam de pequenos produtores e vice-versa!

Para você que é um empreendedor, atualmente multinacionais e grandes marcas nacionais têm investido diariamente na ampliação do seu portfólio de produtos, oferecendo opções orgânicas, aumentando a demanda para esses  produtos. Se estiver preparado, você pode ser comprado ou receber mentorias e investimentos de uma delas. Agora, se você é um colaborador de uma grande empresa, saiba que existem mais questões relacionadas ao sucesso de um produto orgânico do que um processo certificado. Busque por produtores que possam ser desenvolvidos, assim, além do selo, você poderá contar uma história real na sua comunicação e não se valer apenas do apelo à saúde e à sustentabilidade.

    2. Desenvolva novos canais de comercialização:

Alguns anos atrás, os produtos orgânicos eram encontrados somente em feiras e lojas específicas, porém, atualmente estamos observando uma alta grande ampliação dos seus pontos de vendas. Os produtos já podem ser encontrados em sites de e-commerce gerais e específicos para esta categoria e em espaços reservados nas grandes e médias redes de supermercados, ampliando ainda mais os locais para sua comercialização. É necessário estar presente no maior número de locais e de espaços da loja possíveis! Quem não é visto não é lembrado, e para cativar novos consumidores essa é uma estratégia importante, que deve ser feita e ter seus resultados medidos com regularidade.

    3. Pense em conexões com seu consumidor: 

É necessário focar em seu público-alvo, uma vez que o consumidor de produtos orgânicos também está interessado em conhecer mais a história da empresa, criando conexões. Contar a história do produto e todo seu processo de produção, desde a origem até sua chegada às gôndolas, de forma autêntica e verdadeira, é a melhor opção a seguir. Transparência em todo o processo é palavra de ordem por aqui! As características do produto são o segundo motivo pelo qual os consumidores optam por um produto orgânico, perdendo apenas do quesito saúde. Destaque para seus consumidores os diferenciais do seu produto frente aos seus concorrentes, cuidados que vão além do fato dele ser orgânico. 

    4. Agregue valor ao seu produto: 

 84% dos consumidores dizem que o principal motivo do consumo de produtos orgânicos é a saúde. Já pensou em ir além do fornecimento de produtos e entregar aos seus consumidores mais sobre saúde? Lives, cursos, tutoriais, e-books e todo apoio que ele busca em relação à sua alimentação e saúde! Esse é um caminho que diversas marcas já vêm seguindo. É uma forma de reforçar o propósito da marca e seu valor de fato, transformando seus consumidores em fãs. Se quiser saber mais como sua empresa e marca podem fazer isso, a Equilibrium pode te ajudar, entre em contato!

    5. Seja ativo no mundo digital:

A divulgação de seu produto através das redes sociais traz, muitas vezes, um retorno extremamente positivo, pois esse é um dos lugares em que o consumidor mais terá contato com a comunicação de sua marca e seus produtos. Vá além da divulgação das mercadorias, gerando dicas e conteúdos importantes para o dia a dia dos seus consumidores.  

 Demonstre a credibilidade do produto nas mídias, realize parcerias com microinfluenciadores ou influenciadores digitais, responda aos comentários e perguntas sempre que puder. Crie posts de qualidade tanto em relação ao conteúdo quanto às imagens. Posts interativos e atrativos sempre possuem mais destaque. 

Mantenha sempre que puder o site de sua marca atualizado, com todas as informações dos produtos e até seu processo de produção. Além disso, divulgue locais e eventos nos quais seus produtos estão sendo comercializados. 

 

 

Food Trends

Ler conteúdo completo
Indicados para você