Tendências para o mercado de bebidas em 2021
Em 2020, o mercado de bebidas passou por uma grande transformação, entenda esses dados e as tendências para o mercado de bebidas em 2021
SOFT DRINKS:
As “soft drinks” é como chamamos o mercado de sucos, néctar, refrescos e refrigerantes.
O aumento no consumo de bebidas indulgentes, durante a pandemia em 2020, como refrigerantes, por marcas como Coca-Cola e Pepsico, cresceram cerca de 0,3% enquanto que nos últimos 5 anos a categoria estava em queda. E qual serão as tendências para o mercado de bebidas em 2021? Em conversa com Rodrigo mattos, analista da EUROMONITOR, ele destacou também o crescimento exponencial da categoria de sucos 100% natural, com aumento de 10% em volume de vendas, acompanhado do refresco , com crescimento de 1,5% e em contra partida, a redução de 11% na categoria néctar. Ou seja, , crescem os produtos premium, indulgentes, mais saudáveis, e os mais econômicos, achatando o que é “standard” e trazendo a polarização do mercado de bebidas.
HOT DRINKS
Bebidas geralmente consumidas quente, principalmente café e chá.
Outra categoria que cresce com índices animadores dentro de HOT DRINKS é a categoria de chás. Com mais 10% no consumo de chás em 2020, apresentando flexibilidade para crescimento na indústria, com opções de chá gelado, kombucha, chá quente e chá gaseificado, atrelando ao público que quer um estilo de vida mais saudável e versátil. Segundo o SEBRAE, o consumo per capta de chás não passa de 10 xícaras por ano, mas esse cenário realmente deve mudar e o crescimento deve continuar com dois dígitos anuais até 2025. Dessa forma, uma das tendências para o mercado de bebidas em 2021 serão as inovações no mercado de chás. Já o café, possui um mercado maior que 95% de penetração no Brasil e ainda assim consegue crescer, impulsionado pelas inovações em cafés premium, gourmet e cápsulas. Ainda assim, existe espaço para crescer nesta categoria, visto que o Brasil é o segundo maior consumidor de café no mundo e o maior produtor, com 165 mil toneladas ao ano.
BEBIDAS VEGETAIS
Geralmente bebidas que tem como objetivo substituir o leite nas dietas, (arroz, aveia, amendos, soja, etc).
Por fim, a categoria de bebidas vegetais cresce rápido, cerca de 20% ao ano. Com a entrada de leites vegetais de castanha de caju, coco, amêndoas o mercado se desenvolveu ainda mais. Quem perde espaço dentro dass bebidas vegetais são as de base soja, caindo de 15% a 20% ao ano em vendas. O crescimento é alto, mas em volume ainda é pequeno, por isso este mercado tende a duplicar de tamanho nos próximos anos, reduzindo os preços e aprimorando seu sabor.
“Em outras palavras, aumentaram as buscas por produtos com qualidade, mais saudáveis e saborosos e, em contrapartida, o crescimento na busca por produtos de menor valor, nos mostra que as tendências até 2025, deverão causar uma pressão em marcas comprodutos direcionados a classe média e a valorização de um produto que tenha apelo saudável e seja qualitativo”.
Rodrigo Mattos analista Euromonitor
Como estes dados são analisados pela Euromonitor?
Segundo Rodrigo, a Euromonitor Internacional possui uma metodologia híbrida com base em três pilares:
- Dados públicos: procura por dados de associações, relatório de investidores e notícias.
- Consenso das Indústrias: uma pesquisa realizada com a cadeia de valor, com players do mercado, produtores, responsáveis pelas embalagens, produção das indústrias, distribuidores e até canais de venda.
- PDV: É levado em consideração todos os âmbitos de um ponto de venda, deste o posicionamento do produto, como a visão do consumidor com o produto nas gôndolas, seus ingredientes e claims nas embalagens.
Agradecemos Rodrigo Mattos, Analista de Dados da Euromonitor.
QUER SABER MAIS SOBRE O FUTURO DO MERCADO DE BEBIDAS? OUÇA O BHBFOOD CAST COM RODRIGO MATTOS AQUI.
QUER SABER MAIS SOBRE TENDÊNCIAS PARA 2021? BAIXE O RELATÓRIO DA EUROMONITOR ABAIXO: