Colher elétrica promete realçar sabores sem adicionar sal
A gigante japonesa de bebidas Kirin lançará uma colher elétrica que promete realçar sabores salgados sem a necessidade de adicionar sal. Desenvolvida em parceria com o professor Homei Miyashita, da Universidade de Meiji, a tecnologia busca promover uma alimentação mais saudável.
A colher, feita de plástico e metal, utiliza um campo elétrico para concentrar moléculas de íons de sódio na língua, aumentando a percepção de sabor salgado. Essa tecnologia, que ganhou o Prêmio Ig Nobel no ano passado, será comercializada pela primeira vez. Kirin lançará 200 unidades ao preço de 19.800 ienes (US$ 127) este mês, com uma edição limitada em um varejista japonês em junho. As vendas internacionais estão previstas para começar no próximo ano.
Colher elétrica e o impacto na saúde
Pesando 60 gramas e funcionando com uma bateria de lítio recarregável, a colher elétrica pode ter um impacto significativo na saúde dos consumidores. No Japão, onde o consumo médio de sal é de 10 gramas por dia, o dobro do recomendado pela Organização Mundial da Saúde, essa inovação é particularmente relevante. O excesso de sódio pode levar a problemas de pressão alta, AVCs e outras complicações de saúde.
A Kirin, tradicionalmente focada na produção de cerveja, está expandindo suas operações para o setor de saúde, oferecendo soluções inovadoras como essa colher elétrica para ajudar a reduzir o consumo de sódio e melhorar a qualidade de vida.
Você também pode gostar disso
Sugarware: a colher criada em laboratório que consegue mudar o sabor da comida
Uma equipe de cientistas da Universidade Cornell, dos EUA, criou uma colher que intensifica o sabor dos alimentos sem o uso de agentes químicos.
A iniciativa dá continuidade a um projeto japonês, que criou hashis modificados que influenciam o sabor da comida. A colher foi batizada de Sugarware e, por enquanto, só adiciona o sabor doce.
Inicialmente o projeto foi criado pensando em pessoas com diabetes, que não podem consumir grandes quantidades de açúcar. Segundo a Scientific American, a doença atinge 11,3% da população americana, e as novas colheres buscam proporcionar uma experiência mais saudável aos portadores da doença.
Para fazer a colher com sabor, o grupo se inspirou na pesquisa japonesa que desenvolveu “pauzinhos de sushi” – os famosos hashis – com estímulos elétricos que realçam o sabor salgado dos alimentos.
Clique aqui para ler o conteúdo completo
Fonte: Exame
Imagem: (Photo by Philip FONG / AFP) (Photo by PHILIP FONG/AFP via Getty Images)/Getty Images) / Reprodução Ex
Nestlé lança garfo comestível para promover sustentabilidade
23/05/2024[…] Clique aqui para ler o conteúdo completo. […]