Manioca: foodtech brasileira recebe investimento da Ajinomoto
A Ajinomoto, empresa japonesa de alimentos, anunciou um investimento estratégico na foodtech brasileira Manioca, com sede em Belém. A Manioca, conhecida por sua expertise na culinária amazônica, tem como carro-chefe o tucupi, um extrato do caldo da mandioca brava amarela.
A busca da Ajinomoto pelo sabor umami, o “quinto sabor” apreciado pelo paladar, levou a empresa a identificar no tucupi uma fonte natural desse sabor, que também está presente em alimentos como queijo parmesão, cogumelos e carne vermelha. O investimento foi formalizado em novembro passado, como parte do programa de inovação aberta da Ajinolab, embora o valor não tenha sido divulgado.
Além do aprimoramento do sabor, a Ajinomoto reconheceu na Manioca atributos valiosos, como sua conexão com a sustentabilidade e biodiversidade, elementos essenciais para a estratégia global da empresa japonesa.
Conheça mais sobre a Manioca
A Manioca, fundada em 2014 por Joanna Martins e Paulo Reis, estabeleceu uma trajetória focada na utilização de ingredientes da rica culinária regional amazônica para a produção de especiarias, pimentas, farinhas e grãos. Atualmente, a empresa conta com 42 famílias fornecedoras distribuídas por 13 cidades do Pará, adquirindo 90 toneladas por ano de matérias-primas.
O carro-chefe da Manioca, o tucupi, tornou-se um destaque na cena gastronômica, sendo utilizado por restaurantes renomados como DOM e Maní. A startup desenvolveu um processo inovador para ampliar a validade do tucupi em temperatura ambiente, possibilitando seu envio para diferentes regiões do Brasil e para o exterior.
Diante dos desafios enfrentados durante a pandemia, a Manioca redirecionou seus esforços para o consumidor final, expandindo suas vendas online e estabelecendo presença em 150 pontos de venda em 21 Estados brasileiros, incluindo redes varejistas como Pão de Açúcar, St. Marche e Zona Sul.
Você também pode gostar disso:
Marcas compartilham estratégias de marketing pós-pandemia
Fonte: Vegan Business
Foto: Reprodução / Sabor Paraense