Participe do universo BHB Food!

Faça sua conta e aproveite todos os recursos da nossa comunidade online. É rapidinho... ;)

Você não está logado, faça seu login.

Ainda não é cadastrado? Clique aqui

Negócios de alimentos

NotCo, Vida Veg, Positive Company e NUDE criam associação para buscar igualdade tributária para produtos à base de plantas

Empresas acreditam que regulamentação dos impostos que incidem sobre os itens de origem animal permitirá maior acesso dos consumidores ao mercado plant-based.

Com o objetivo de ter mais voz na demanda por direitos regulatórios, empresas do setor plant-based uniram forças para criar a Base Planta, associação focada no crescimento do segmento no país e na otimização da estrutura fiscal da indústria. Participam do grupo as empresas NotCoNUDE., Positive Company e Vida Veg.

A associação pretende entrar na discussão sobre igualdade de tratamento tributário em relação aos produtos de origem animal. Atualmente, não existe uma regulamentação específica para os itens à base de plantas no Brasil, fazendo com que os alimentos da categoria sejam tributados pelo Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS), de competência estadual. No caso do leite vegetal, por exemplo, incorre ainda a tributação do imposto federal PIS/COFINS de 9,25%, enquanto o leite de vaca não é tributado.

A Base Planta acredita que a paridade tributária trará maior facilidade na negociação com fornecedores, reguladores, parceiros comerciais e governos, possibilitando preços mais baixos e impulsionando o consumo dos produtos e o desenvolvimento do setor no Brasil.

“A demanda por produtos plant-based, antes puxada por alérgicos, intolerantes, vegetarianos e veganos, hoje atinge milhões de brasileiros que buscam substituir, total ou parcialmente, produtos de origem animal, visando um estilo de vida mais sustentável, saudável e equilibrado. Para muitos, esses produtos são essenciais e não apenas uma opção, por isso a associação tem como objetivo desenvolver esse mercado de forma ampla e democrática”.

Felipe Carvalho, cofundador da Positive Company e presidente da Base Planta, em nota.

De acordo com projeções do The Good Food Institute (GFI), o mercado global de produtos à base de plantas deve movimentar entre US$ 100 bilhões e US$ 370 bilhões até 2035.

BHB TEAM

BHB TEAM

About Author

O BHB Food compartilha os temas mais atuais e relevantes sobre marketing, saúde e nutrição são apresentados por players renomados e engajados no mercado, disseminando conceitos e ideias inovadoras na construção de marcas saudáveis.

Deixe um comentário

Você pode gostar também

Negócios de alimentos

Primeiro FabLab de Food Tech da América Latina chega ao sul do Brasil

Em expansão no mundo todo, os Laboratórios de Fabricação, os FabLabs, também se expandem no Brasil e têm impulsionado cada
Negócios de alimentos TENDÊNCIAS

Unilever utiliza inteligência artificial para transformar proteínas alternativas

Durante um evento recente focado na nova era da biotecnologia e microbiômica, os executivos da Unilever exploraram como a inteligência artificial (IA)