Setor de alimentos para fins especiais cresce e impulsiona a evolução de empregos
O consumo aparente de alimentos para fins especiais registrou um aumento de 5% no primeiro semestre de 2023, quando comparado ao mesmo período do ano anterior, conforme boletim econômico divulgado pela ABIAD. As informações são da PIM-PF – IBGE e COMEX STAT, com elaboração da Websetorial. A alta impulsionou positivamente o número de contratações no setor com carteira assinada, totalizando 5.042 admissões no acumulado de janeiro a junho, um aumento de 3,1% em comparação ao mesmo período de 2022.
Segundo Thaise Mendes, presidente da ABIAD, os crescimentos constantes nos últimos anos, além do aumento na disponibilidade de vagas de trabalho, mostram a potência do setor. “O aumento nas contratações está em sintonia com o crescimento da demanda por alimentos para fins especiais por parte dos consumidores. Essa tendência reforça ainda mais a nossa confiança no setor, além de gerar novas oportunidades, incluindo a diversificação da indústria alimentícia e o impulso à inovação, que contribuem para uma alimentação mais saudável.”, completa Thaise.
Outras categorias também aumentaram
Complementos alimentares e suplementos vitamínicos apresentaram crescimento de 13,7%, enquanto os concentrados de proteínas registraram variação positiva de 9,5%. Houve ainda alta no consumo aparente de bebidas dietéticas em 44,5%. Os números colaboraram para um aumento de 6,2% na importação de alimentos para fins especiais, totalizando U$ 433,1 milhões no acumulado do ano.
Sobre a ABIAD
A Associação Brasileira da Indústria de Alimentos para Fins Especiais e Congêneres (ABIAD) foi fundada em 1986 com a missão de reunir empresas que se dediquem, direta ou indiretamente, à produção, industrialização, comercialização, distribuição e importação de matérias-primas e alimentos para fins especiais, incluindo nutrição infantil, nutrição enteral, diet e light, suplementos alimentares, nutrição esportiva, alimentos funcionais, dentre outras categorias. A visão da ABIAD é ser a principal referência do setor de alimentos para fins especiais e, atualmente, desempenha papel de interlocutora desse mercado no diálogo com o Poder Público e órgãos internacionais, podendo assumir o papel de liderança na defesa de políticas públicas baseadas em dados científicos sólidos e a capacidade para que os consumidores tenham acesso a uma grande variedade de produtos seguros, benéficos e de alta qualidade. Para mais informações, acesse Link.