[ editar artigo]

As 10 startups brasileiras de comida que você precisa conhecer!

As 10 startups  brasileiras de comida que você precisa conhecer!

A inovação vem marcando presença cada vez maior na mesa dos brasileiros, seja ela na comida, nos modelos de entrega ou até mesmo na forma de fazer compras. Tudo isso motivado pelo número crescente de consumidores que buscam por uma alimentação mais saudável e natural. Segundo estudo da Nielsen sobre estilos de vida, os produtos saudáveis apresentaram um aumento de 12,7% em faturamento no último ano e as startups chamadas de Food Techs têm buscado, cada vez mais, trabalhar para trazer diversas soluções para o setor. 

O campo é promissor, o número de investidores dentro do segmento triplicou nos últimos quatro anos, e segundo relatório da Liga Ventures, aceleradora focada em conectar startups às grandes corporações, gerando inovação e oportunidades de negócio para ambos os lados, espera-se que o mercado de Food Techs atinja um valor global de R$ 980 bilhões, em 2022. 

Preparados para conhecer quem está fazendo a diferença nesse segmento? Vamos lá! Nós do BHB separamos para você 10 empresas que estão se destacando em quatro diferentes categorias. Dá uma olhada que tem até para os filhos de quatro patas:

Alimentação em casa e no trabalho: Oferecem serviços e produtos relacionados à disponibilidade de alimentos de modo conveniente para as pessoas em suas casas ou trabalho.


1. Serviço que entrega kits gastronômicos com ingredientes frescos, higienizados e na medida certa para as pessoas prepararem pratos saborosos, saudáveis e práticos, com receitas assinadas por chefs profissionais e com um passo a passo para o preparo, tornando o ato de cozinhar uma atividade prazerosa, descomplicada e divertida!   

Fundada em outubro de 2014 pela empresária Daniella Mello, há 5 meses foi adquirida pelo Grupo Pão de Açúcar, permitindo experiências gastronômicas com conveniência e qualidade para um número maior de pessoas. 

 

2. Criado pelo Nelson Andreatta, Eats For You é a reinvenção das marmitas! Atualmente são mais de 3 mil cozinheiros e cozinheiras já operando ou na lista de espera. Funciona como um Marketplace mobile de refeições caseiras, que conecta quem cozinha a quem quer comida caseira, saudável e pagando preço justo. Tem um modelo de negócio sustentável, atenta às tendências de consumo de Comfort Food que, além de valorizar a comida feita em casa, ainda possibilita a geração de recurso para as famílias que amam cozinhar e que buscam uma renda extra ou principal. 

A Eats For You já mediou a venda de mais de 95 mil marmitas e gerou R$ 1 milhão em renda formal aos seus cozinheiros e cozinheiras cadastrados. 

3. Tornou-se em 2019 umas das maiores empresas de comida congelada do BRASIL, recebendo um aporte de 90 milhões de reais, liderado pelo fundo de investimento americano ThornTree Capital Partners.

É responsável pela produção, comercialização e entrega de alimentos saudáveis a consumidores que procuram por conveniência e comodidade. Além disso, buscam parcerias na agricultura familiar para garantir o crescimento e a valorização de pequenos produtores, e já está presente em mais de 30 cidades no país. Oferece refeições congeladas, snacks, lanches, pastas e saladas, para comer bem o dia todo, a qualquer hora. 

4. Já pensou em uma alimentação prática e saudável na sua empresa?

A startup Vya traz uma solução completa e inteligente para empresas preocupadas com a alimentação de seus funcionários. Eles priorizam produtores locais e doam tudo que não vendem, além de incentivarem o uso de embalagens recicláveis ou biodegradáveis. Com abastecimento diário, faz com que os colaboradores possam escolher desde snacks até refeições completas, pagar pelo App e comer, simples assim! 


 

5. A Mandala oferece comidas especiais, atuando na produção e fornecimento de alimentos seguros para alérgicos e intolerantes alimentares. Ela surgiu quando uma mãe se viu diante de um desafio: amamentar um bebê que nasceu alérgico múltiplo severo. Hoje é referência no fornecimento de alimentos seguros para celíacos, pessoas alérgicas, intolerantes ou sensíveis a determinados alimentos, e para todos aqueles que desejem seguir uma dieta saudável e saborosa. 

Recentemente participou do Programa Germinar, com mais de 170 startups e, ao fim do processo, ficou entre as oito startups escolhidas para desenvolver uma parceria com a gigante cearense Dias Branco. A união resultou em uma força de distribuição amplificada, tornando mais fácil o acesso dos consumidores aos produtos.  

Novos alimentos e bebidas: desenvolvem produtos no segmento de alimentos, com base em tecnologias recentes, para atender novos mercados, hábitos e necessidades.

Hakkuna

6. “Não fiquem grilados” é assim que Luiz Filipe Carvalho, sócio-fundador da empresa encerra seu pitch. Trata-se de uma startup que busca diversificar o mercado de alimentação no Brasil através do uso de proteína de insetos na alimentação humana. O objetivo é incentivar novos hábitos e práticas sustentáveis na produção de alimentos. A ideia é oferecer snacks com farinha de grilos, uma opção com alta qualidade nutritiva, versatilidade e aumento do teor proteico para alimentos à base de carboidratos, como granolas, cookies, pães e massas. 

Apesar da iniciativa inovadora, podemos dizer que ela ainda está dando seus primeiros passos no Brasil, já que a regulamentação ainda é uma grande barreira. A Abrasci (Associação Brasileira dos Criadores de Insetos) trabalha fortemente para que os insetos sejam reconhecidos como alimentos e sua utilização siga  normas de produção, comercialização e fiscalização, tudo para que seja possível entregar mais essa opção aos consumidores brasileiros adeptos às novas experiências alimentares.   

7. A NoMoo é uma empresa plant-based, que produz alimentos feitos com ingredientes 100% de origem vegetal, utilizando como sua principal matéria-prima a castanha-de-caju. Iniciaram suas atividades com a venda de queijos veganos inovadores, fermentados e produzidos com as mesmas técnicas dos queijos tradicionais de origem animal.  Seus produtos promovem a inclusão, tanto do público alérgico, quanto do público vegano. 

8. Fundada por Regina Coppo e Tatiana Tribess, a empresa que revolucionou a forma de consumir vegetais traz a primeira sopa em garrafa do Brasil. Tem como propósito aumentar o consumo de vegetais no dia a dia dos brasileiros, por meio de produtos inovadores, sustentáveis e saborosos, trazendo praticidade e variedade na entrega. A YO.U Foods foi reconhecida como a startup mais inovadora e foi a vencedora do prêmio Startup Innovation Challennge da FISA em 2019.

 

9. Inspirados no IMPOSSIBLE BURGUER, startup americana criada em 2011 por Patrick Brown, um professor de bioquímica da Universidade de Stanford, A Fazenda do Futuro, fundada por Marcos Leta, o mesmo criador da marca de sucos DO BEM, hoje adquirida pela AMBEV, desenvolveu no Brasil um dos primeiros hambúrgueres feitos de plantas e que imita o tradicional na textura e na aparência. Até hoje, a Fazenda Futuro já vendeu mais de 2 milhões dos seus hambúrgueres vegetais em 4 mil pontos comerciais, de restaurantes a supermercados. Segundo Leta, sua empresa não está querendo competir apenas com marcas de produtos veganos, mas também com frigoríficos e vender para carnívoros também. De fato, é um mercado enorme a ser explorado, já que nos próximos 10 anos, 367 milhões de toneladas de carne devem ser produzidas no mundo. Além disso, a startup tem como objetivo se tornar referência na exportação de hambúrguer feito de plantas.

Farm-to-table: Trazem soluções que conectam a produção diretamente ao consumidor final.

 

10. É uma empresa que veio para fortalecer o laço entre o agricultor familiar de orgânicos e o consumidor consciente. Com inovação e tecnologia, gera mais visibilidade para o campo e acessibilidade para a cidade, incentivando a alimentação saudável, o consumo sustentável e o comércio justo.  Além disso, como uma forma de valorizar mais o pequeno produtor, criou um fundo alimentado por 10% do resultado financeiro da Raízs e por doações feitas no checkout. E o mais interessante é que os próprios produtores decidem juntos como vão destinar os recursos arrecadados. 

E comida para os pets? Tem também!

Com a demanda crescente de cuidadores de pets, conheça a startup Dr. Stanley, criada por veterinários experts em saúde animal. 


 

Fornece alimento para nutrição de animais de estimação. São produtos desenvolvidos por veterinários com a proposta de oferecer receitas exclusivas, cientificamente balanceadas, respeitando as necessidades e características dos pets e utilizando ingredientes altamente selecionados, orgânicos e naturais.

 

 

E aí, o que achou? Se o seu interesse por inovação só aumentou, acesse o link e conheça nosso Relatório de Tendências – Qtrends!

 

Notícias

Ler conteúdo completo
Indicados para você