Participe do universo BHB Food!

Faça sua conta e aproveite todos os recursos da nossa comunidade online. É rapidinho... ;)

Você não está logado, faça seu login.

Ainda não é cadastrado? Clique aqui

NOTÍCIAS Notícias de alimentos

Argentina aprova regulamentação sobre a rotulagem frontal de alimentos

A regulamentação sobre a rotulagem frontal de alimentos vem sendo adotada em diversos países, principalmente na América Latina.

No Brasil, o principal objetivo é possibilitar a compreensão, respeitando a liberdade de escolha de todas as pessoas.

Rotulagem Frontal no Chile

Em 2016, o Chile foi o primeiro país a adotar um modelo de rotulagem frontal em produtos ultra processados. A política implantada busca reduzir os índices de obesidade entre crianças, assim o país também proibiu a publicidade de alimentos direcionados ao público infantil e a venda de alimentos ultra processados na escola.

Rotulagem Frontal na Argentina

Já a Argentina, aprovou a lei de rotulagem frontal  com rótulo octogonal em outubro de 2021 e passou a contar 6 meses para implementação.

E, em março, aprovou a regulamentação da Lei de Promoção da Alimentação Saudável, estabelecendo os critérios para a implementação do esquema de rotulagem frontal, alertando sobre o excesso de açúcares, gorduras totais, gorduras saturadas, sódio e calorias.

A implementação da rotulagem frontal na Argentina é igual a do México, os perfis nutricionais foram divididos em duas fases, sendo a fase final aquela que adota os perfis nutricionais estabelecidos pela Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS), estabelecendo um critério para calorias  e alertas para a presença de adoçantes e cafeína.

Assim como no México, na Argentina é proibido o uso de logotipos de associações civis ou científicas dedicadas à medicina/nutrição/esporte, bem como o uso de personagens animados, celebridades/influenciadores nos rótulos dos produtos impactados pela rotulagem frontal.

Ainda não existe a data exata para a nova regulamentação entrar em vigor, mas a tendência é termos até o final de 2022 alguns produtos que já cumpram com as alterações nos rótulos.

BHB TEAM

BHB TEAM

About Author

O BHB Food compartilha os temas mais atuais e relevantes sobre marketing, saúde e nutrição são apresentados por players renomados e engajados no mercado, disseminando conceitos e ideias inovadoras na construção de marcas saudáveis.

Deixe um comentário

Você pode gostar também

NOTÍCIAS

Rappi começa a atender usuários via WhatsApp

Rappi, uma startup de entrega sob demanda com sede em Bogotá, na Colômbia. E, operando na Colômbia, Argentina, Brasil, Chile,
NOTÍCIAS

Nestlé lança mercado online em parceria com a Packk

A Nestlé, com o foco em ajudar os pequenos comerciantes de todo o país a montarem um e-commerce sem custo