Consumo de leite cai para mínimo recorde na Alemanha
O consumo de leite per capita na Alemanha caiu para uma baixa recorde em 2022, de acordo com dados preliminares do governo.
O consumo de leite caiu quase 2% na Alemanha no ano passado, para 46,1 kg per capita (uma queda de 900 g), mostraram dados do centro alemão de informações para agricultura Bundesinformationszentrum Landwirtschaft (BZL). É o número mais baixo desde que os registros começaram em 1991.
O relatório afirmou que o aumento dos preços do leite e o aumento das vendas de alternativas à base de plantas provavelmente contribuíram para o declínio no consumo.
O BZL relatou que o leite não foi o único produto lácteo a ter dificuldades em 2022, pois o consumo de queijo e manteiga também caiu – queijo em 760g per capita e manteiga em 770g.
O consumo de manteiga e produtos afins caiu 12,6%, para apenas 5,3 kg per capita.
A produção de laticínios alemães geralmente teve um destino semelhante ao longo de 2022. A agência federal disse que a produção de leite caiu mais de 6%, para cerca de 4,2 milhões de toneladas em comparação com 2021.
A produção de queijo caiu 1%, para 2,64 milhões de toneladas – a primeira queda desde 2017.
A produção de manteiga e produtos similares manteve-se mais estável com uma queda mínima de 0,1% para 465 mil toneladas em 2022. A manteiga isoladamente caiu 1% no volume de produção.
Em contraste com o restante dos produtos lácteos em análise, as proteínas do leite, como o soro de leite usado na nutrição esportiva, tiveram um aumento na produção de cerca de 10% no ano passado. O consumo per capita aumentou quase 4%, para 610g.
O relatório da BZL também mostrou uma queda no número de fazendas leiteiras na Alemanha – de 54.800 para 52.900. Foram 23.000 animais a menos, o que levou a uma média de 72 animais por fazenda. A produção média anual de leite por vaca aumentou marginalmente para apenas 8,5 toneladas.
No mês passado, números provisórios do Departamento Federal de Estatística mostraram que a inflação de alimentos continua subindo na Alemanha.
No início de Abril, foi relatado que o consumo de carne na Alemanha havia caído para o menor nível em 34 anos.
Fonte: Just Food.