[ editar artigo]

Embrapa desenvolve inseticida orgânico a partir de planta Amazônica

Embrapa desenvolve inseticida orgânico a partir de planta Amazônica

Pesquisadores da Embrapa, empresa Pública de pesquisa vinculada ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento do Brasil, descobriram que o óleo extraído das folhas secas da pimenta-do-macaco, uma planta típica da Amazônia que já era usada como medicinal, pode ser usado como inseticida natural.

O estudo durou 15 anos e revelou que o óleo da planta é rico em dilapiol, substância capaz de inibir o complexo de enzimas de defesa do inseto contra qualquer tipo de veneno. Para chegar ao resultado final, os pesquisadores usaram a lagarta do cartucho como cobaia. O ambiente controlado permitiu testes mais precisos antes de aplicar o produto na plantação.

Na produção, primeiramente a pimenta-de-macaco é colhida, depois as folhas passam pelo processo de secagem para a retirar toda a água. Por fim, as folhas seguem para destilação e tem como resultado final o óleo natural.

Os pesquisadores disseram que o inseticida natural elimina mais de 80% o ataque da broca do abacaxi, praga que pode acabar com uma safra inteira da fruta. Outros benefícios incluem a redução de contaminação e a poluição do meio ambiente, e também é um produto facilmente degradável.

A Embrapa ainda almeja encontrar uma nova formulação que permita o óleo ser utilizado em outras culturas com folhas mais finas, como a do milho e da soja, para assim expandir o uso do inseticida orgânico no mercado.

Fonte: Organics New Brasil

Notícias

Ler conteúdo completo
Indicados para você