Fazenda vertical inicia comercialização de verduras para supermercados de SP
Desenvolvido pela Embrapa e a empresa 100% Livre, o sistema de agricultura para produção em ambientes fechados e controlado – e livre de agrotóxicos – começou a dar resultados e as primeiras colheitas cultivadas em uma fazenda vertical já estão chegando à mesa dos consumidores paulistanos.
A partir deste mês, espécies folhosas e condimentosas, como alface, salsa, tomilho, sálvia, hortelã e manjericão, produzidas em uma fazenda vertical no bairro do Ipiranga, na capital paulista, começam a chegar aos supermercados e hortifrútis da capital paulista.
Por enquanto os produtos estão sendo comercializadas em uma cesta tanto por meio de assinatura mensal quanto pelas plataformas digitais da empresa. Mas agora, chegam também às redes de supermercados. A produção em escala comercial é feita em torres de 12 metros de altura.
O cultivo das hortaliças segue as orientações obtidas durante os experimentos realizados por agrônomos da Embrapa, em conjunto com técnicos da 100% Livre. O modelo indica plantio de vegetais sem solo ou substratos, iluminação artificial com painéis de LED e controle de diversas variáveis meteorológicas no interior da estrutura de ambiente, como temperatura e umidade relativa do ar, radiação líquida e global, concentração de CO2, entre outras.
Fonte: SA Varejo.