Com a crise imposta pelo coronavírus, diversos setores estão sendo impactados desacelerando lançamentos de novos produtos, incluindo a indústria de alimentos e bebidas.
Segundo a medição da Associação Brasileira de Automação – GS1 Brasil, o índice de atividade industrial geral para o mês de maio apresentou aumento de 29,6% comparado ao mês de abril. Porém, apesar de uma certa tendência de retomada de mercado, verificando o período de 12 meses para a indústria em geral, o índice apresentou queda de 19,7% na inovação, ou seja, nos lançamentos de produtos e identificou que na categoria de alimentos esse índice chegará a -32,2% e em bebidas -26,2% comparado ao ano anterior.
“O mês de maio apresentou uma melhora nos resultados com relação ao mês anterior. No entanto, é importante ficarmos atentos pois a intenção de lançamento de produtos continua próxima dos seus índices históricos mais baixos. É esperado que a reversão no indicador ocorra somente após a retomada das atividades no país e, ainda assim, de forma gradual”, comenta Virginia Vamonde, CEO da Associação Brasileira de Automação-GS1 Brasil.
Índice por setores:
Fonte: Distribuição Abad.