[ editar artigo]

Internacional: Em 4 anos, o consumo de produtos orgânicos dobra na Espanha

Internacional: Em 4 anos, o consumo de produtos orgânicos dobra na Espanha

O consumo de alimentos orgânicos na Espanha passou de 1 milhão de itens para 2,1 milhões, em quatro anos. Foi o que disse em entrevista Álvaro Barrera, o presidente da Ecovalia, associação profissional espanhola de produção orgânica. Dados preliminares apontam que o mercado de orgânicos do país atingiu 2,3 bilhões de euros no ano passado.

Para Barreira, antes a maior parte das vendas de produtos orgânicos estavam relacionadas aos benefícios à saúde. Hoje, o presidente acredita que a tendência mudou, e esses produtos são comprados pela maior consciência ambiental. 

“Nosso principal objetivo é continuar apoiando a produção orgânica, pois é a ferramenta mais eficaz e o único sistema de produção regulado que contribui para mitigar e se adaptar às mudanças climáticas”, diz Barrera.

A Espanha tem a maior área cultivada de orgânicos na europa, com 2.246.000 hectares. A região de Andaluzia é maior produtora orgânica. “Crescemos 7% na indústria de transformação (em valor adicionado), 5% no número de produtores (chegando a 46 mil) e 16,5% no consumo interno. 9,7% da área agrícola da Espanha é atualmente dedicada à produção orgânica e isso é algo de que devemos nos orgulhar”, afirma o presidente.

A Ecovalia trabalha para que até 2030, o consumo de orgânicos aumente 20% e a área cultivada em 30%.

Fonte: Organics New

Notícias

Ler conteúdo completo
Indicados para você