[ editar artigo]

INTERNACIONAL: Etiqueta de RFID substitui data de validade impressa em produtos alimentícios na Inglaterra

INTERNACIONAL: Etiqueta de RFID substitui data de validade impressa em produtos alimentícios na Inglaterra

BlakBear, companhia criada por engenheiros e cientistas do Imperial College London (ICL), em parceria com a TPG Rewards, empresa de tecnologia de marketing que desenvolve programas de fidelidade e promocionais para algumas das maiores empresas de bens de consumo do mundo, criaram uma etiqueta de RFID que permite a visualização da data de validade de alimentos em tempo real. 

 

Uma nova tecnologia criada na Inglaterra permite a visualização da data de validade de alimentos em tempo real. O sistema foi desenvolvido pela BlakBear, companhia criada por engenheiros e cientistas do Imperial College London (ICL), em parceria com a TPG Rewards, empresa de tecnologia de marketing que desenvolve programas de fidelidade e promocionais para algumas das maiores empresas de bens de consumo do mundo. A tecnologia permite que os consumidores saibam qual a validade dos alimentos na embalagem, mesmo antes de comprá-lo, e foi desenvolvida para substituir os códigos de “data de validade” impressos nas embalagens, que atualmente contribuem para uma enorme quantidade de alimentos desperdiçados a cada ano, pois utilizam como base cálculos conservadores.

O sistema permite detectar os níveis de amônia por um sensor impresso em papel celulósico, lendo os dados em tempo real por meio de um aplicativo para smartphones. Além disso, a BlakBear mostra que utiliza novos dados com base em inteligência artificial, um sistema químico e o sensor de papel para medir o frescor do produto e prever a data de validade.

 

“Podemos trazer o modelo do laboratório, onde funciona muito bem, para a indústria, e depois fazer com que produtores, varejistas e consumidores usem nossa tecnologia”, afirma Giandrin Barandun, CTO da BlakBear e autor do estudo.

. “Ele informa ao consumidor quanto tempo resta de vida de prateleira”, acrescenta. A TPG está desenvolvendo a plataforma de engajamento de aplicativos para, com base em uma plataforma popular baseada em NFC. “É essa plataforma que está sendo integrada aos sensores”, explica John Galinos da TPG. “A plataforma fornece uma conexão digital entre a marca e o consumidor exatamente no momento de conclusão da compra. O desejo do consumidor de saber a data de validade do produto agora pode se tornar um canal para uma marca dialogar diretamente com o ele”, acredita Galinos.

 

Fonte: Embalagem marca.

 

Notícias

Ler conteúdo completo
Indicados para você