Estudo feito pela Dotz, empresa de programas de benefícios, mostra que o gasto médio com energéticos de consumidores com até 30 anos caiu 29% nos meses abril e maio em relação a igual período de 2019.
Em contrapartida, pesquisas apontam que o consumo de vinho aumento 73%. O aumento nessa faixa etária foi de 38%, indicando que houve uma mudança no comportamento de compra.
“Basta olhar para dentro de casa. Tenho duas filhas, de 18 e 21 anos. Elas são reflexo desse movimento. Elas saíam de sexta e sábado, tomavam um energético antes. Agora, a dinâmica mudou”, disse Fábio Santoro, vice-presidente da Dotz, programa de fidelidade que analisou o padrão de compra de 2,3 milhões de pessoas.
Isolamento social
Com o isolamento social, as pessoas não estão gastando em bares e restaurantes, e sim cozinhando mais. Essa conclusão pode ser tirada sobre os produtos que mais tiveram crescimento na cesta de consumo desse público:
· Azeite: 65%
· Manteiga: 47%
· Creme de leite: 39%
· Vinho: 38%
“A compra desses itens mostra o consumo de itens utilizados no preparo de massas e risotos, geralmente regados a vinho" diz Santoro.