[ editar artigo]

Marca de cafés Nespresso é certificada como empresa B

Marca de cafés Nespresso é certificada como empresa B

 

A marca de cafés Nespresso acaba de ser globalmente certificada como uma empresa B. Com isto, se une a um movimento de 4.500 empresas com propósitos que atendem aos altos padrões de responsabilidade social e ambiental e transparência da Certificação como Empresa B.

"A certificação é um marco importante das iniciativas sustentáveis que temos desde a fundação, em 1986. É uma aplicação ao Sistema B durante um processo de três anos e nos permite aprimorar as iniciativas ao redor do mundo", diz Cecília Seravalli, gerente de sustentabilidade da Nespresso no Brasil.

Segundo a executiva, entre as principais atividades da Nespresso está o Programa Nespresso AAA de Qualidade Sustentável, desenvolvido em parceria com a Rainforest Alliance e o programa global de reciclagem da marca para suas cápsulas de alumínio. No Brasil, as 1200 fazendas que fornecem café para a Nespresso fazem parte do Programa AAA, e 100% dos consumidores têm acesso a uma solução de reciclagem de cápsulas.

"Na parte de reciclagem, por exemplo, disponibilizamos mais de 250 pontos de coletas, códigos de envio para o consumidor deixar suas cápsulas em agências dos Correios ou mesmo entregar para o motoboy quando receber o pedido feito pelo site -- serviço válido para São Paulo, Rio de Janeiro, Porto Alegre e Recife", diz Cecília.

Todas as cápsulas de café Nespresso são feitas de alumínio, que protege o frescor, a qualidade e o sabor dos cafés por mais tempo, além de ser infinitamente reciclável. A expectativa é que, até o final de 2022, todas as cápsulas da linha Original serão feitas com 80% de alumínio reciclado e da linha Vertuo, 85%.

A Nespresso iniciou seu programa de reciclagem no Brasil em 2011 e investe mais de R$ 5 milhões por ano em ações relacionadas. Já o resíduo do café vai para cerca de 20 famílias agricultoras na região de Parelheiros, em São Paulo, para que o insumo sirva na compostagem.

Nesta frente, a marca trabalha com iniciativas de agricultura regenerativa e faz um programa piloto em oito fazendas, numa parceria com a startup reNature. Até 2023, a Nespresso espera investir 250 mil dólares em agricultura regenerativa.

“O processo para se tornar uma Empresa B Certificada é uma avaliação independente e rigorosa do impacto de uma empresa nas pessoas e no planeta, analisando tudo, desde sua pegada de carbono até a maneira como trata os colaboradores”, diz Jonathan Normand, fundador do B Lab Suíça.

Fonte: Exame.

Notícias

TAGS

noticias

Ler conteúdo completo
Indicados para você