O Instituto Croma Insights elaborou um ranking em parceria com a empresa de pesquisa online Toluna, através de 9.080 entrevistas entre 15 de fevereiro a 29 de abril deste ano, destacando as 100 marcas mais lembradas por ações que auxiliam durante a pandemia na luta contra o coronavírus.
Em destaque, as empresas mais lembradas nesta lista estão relacionadas ao impacto positivo que os entrevistados perceberam através das ações e comunicações das marcas.
Entre as primeiras empresas, estão:
O banco Itaú se destacou em 1º lugar na pesquisa, através de suas divulgações de crédito e alternativas para os pequenos e médios empresários.
Em 2º lugar, a fabricante de bebidas Ambev, ganhou destaque em decorrência de suas ações na fabricação e doação de álcool em gel para hospitais da rede pública e parceria com outras empresas para a construção de um novo hospital em São Paulo.
Com iniciativas de expansão de revendedores e doações de aparelhos respiratórios para hospitais públicos, a varejista Magazine Luiza ficou em 3º lugar no ranking.
Completando a lista das 10 mais lembradas, estão Santander, Natura, O Boticário, Bradesco, Nestlé, Americanas e Casas Bahia.
Contudo, as marcas também foram analisadas e separadas por segmentos, entre eles:
Na alimentação, Nestlé, Burger King e Cacau Show foram as três marcas com destaque positivo
No setor de bebidas, Ambev, Brahma e Coca-Cola foram as mais citadas, dando ênfase na divulgação de seus produtos através das ‘’lives’’ nas redes sociais e exposição com celebridades.
Na área financeira, as instituições Itaú, Santander e Bradesco foram as mais posicionadas.
Em destaque na moda tiveram a Havaianas, Nike e Adidas melhor posicionamento.
Natura, O Boticário e Avon foram as marcas mais lembradas no setor de higiene e cosméticos, principalmente por dominarem o mercado de consultaras e o incentivo e distribuição de produtos de higiene e cosméticos para população e hospitais.
Por fim, na categoria indústrias tiveram as marcas: Vale, Petobras, Gerdau, Ypê, Unilever, Omo. Em comunicação: Globo, SBT e Bandeirantes. E em aplicativos de serviços: Ifood, Uber e 99.
Fonte: Exame.