[ editar artigo]

Ministério da Agricultura publica instrução sobre denominação de sobremesas lácteas

Ministério da Agricultura publica instrução sobre denominação de sobremesas lácteas

No dia 24 de Julho de 2020, o Ministério da Agricultura publicou uma instrução normativa sobre sobremesas lácteas. Neste documento, ele estabelece o padrão de identidade e qualidade que uma sobremesa láctea deve apresentar para ser considerada assim.

Entende-se por sobremesa láctea, o produto lácteo composto pronto para o consumo, elaborado a partir da mistura de leite, em suas diversas formas, padronizado ou não em seu teor de gordura, proteína, ou ambos, com derivados lácteos ou substâncias alimentícias, ou ambos, previstos neste Regulamento Técnico, podendo ser adicionada de amidos, amidos modificados e maltodextrina”, segundo documento oficial.

Além disso, não é permitido a substituição de gorduras lácteas por gorduras vegetais, e as sobremesas lácteas deverão apresentar mais que 50% m/m (cinquenta por cento massa/massa) de leite e outros produtos lácteos, isolados ou em combinação, do total de ingredientes do produto.

O documento ainda adiciona que os produtos tradicionalmente reconhecidos ou com denominações consagradas poderá ser utilizado no rótulo do produto em forma de "splash", em complementação ao nome de venda.

Para mais informações, leia o documento oficial clicando aqui.

Quer entender mais sobre embalagens? Clique aqui e participe de nosso Webinar sobre a nova rotulagem frontal que ocorrerá no dia 13 de agosto, das 9 às 10h. 

Fonte: Rotular e Diário Oficial da União.

Notícias

Ler conteúdo completo
Indicados para você