Novo aplicativo permite que restaurantes gerem imagens de cardápio usando inteligência artificial
Segundo o site FoodBeast, Nabeel Alamgir, CEO da startup de tecnologia de restaurantes Lunchbox, lançou um gerador gratuito de fotos de comida usando a IA.
Ele usa o OpenAI, os criadores por trás do ChatGPT, um chatbot que usa IA para responder em formatos de linguagem, enquanto aprende e melhora. Trata-se de um mecanismo de pesquisa super avançado que permite aos usuários obter informações como se estivessem em uma conversa.
A Lunchbox é conhecida por seu software de gerenciamento de restaurantes e trabalha com cerca de 200 marcas, no mercado norte-americano. Seu novo gerador de fotos de alimentos alimentado por IA foi construído usando a ferramenta DALL-E, que converte texto em imagem da OpenAI.
Desde o lançamento, em janeiro, a empresa já gerou 175 milhões de fotos a partir do uso da inteligência artificial. Apesar do número impressionante, a Lunchbox não consegue rastrear quais restaurantes ou marcas usaram sua ferramenta.
De acordo com o Insider, ele funciona de forma semelhante ao ChatGPT, onde os usuários podem fazer buscas descritivas, que a IA analisa para gerar conteúdo. O Insider testou o gerador de fotos, pedindo-lhe para criar uma imagem de “um hambúrguer com queijo azul [como são conhecidos, por exemplo, o roquefort e o gorgonzola] e bacon” em um fundo “marrom”.
Estranhamente, as imagens resultantes não atingiram exatamente o alvo. Um era um hambúrguer com pães azuis claros, outro um hambúrguer de aparência artesanal com uma fatia grossa de queijo de cor azul. Com os recursos de aprendizado da tecnologia, os resultados aparentemente melhorarão com o tempo.
O objetivo de Alamgir com o gerador de fotos de alimentos alimentado por IA da Lunchbox é ajudar os restaurantes a aumentar as vendas. “Lançamos este gerador gratuito para fornecer aos pequenos e novos restaurantes acesso às mesmas ferramentas que as plataformas maiores oferecem por um certo preço”, disse Alamgir ao Insider.
Um obstáculo para os interessados em usar o gerador de fotos é garantir que as imagens finais se assemelhem aos itens de menu que eles oferecem. Em geral, os clientes esperam que a imagem corresponda à realidade, já que a prática de propaganda enganosa é proibida.
“Entendemos que manter a integridade do menu é importante”, disse Alamgir. “A razão pela qual lançamos o gerador de imagens de alimentos é porque ele pode se aproximar profundamente do visual real de seus pratos mais simples, mas realiza o componente de marketing que muitos restaurantes novos e pequenos não podem pagar”.
Alamgir espera que a ferramenta ajude restaurantes que não têm acesso a fotógrafos profissionais de comida. Com inúmeros restaurantes que podem se beneficiar da fotografia profissional de alimentos, a tecnologia da Lunchbox certamente atrairá muitos.
Fonte: Revista Menu