[ editar artigo]

O desenvolvimento nutricional da próxima geração de produtos alimentícios e farmacêuticos

O desenvolvimento nutricional da próxima geração de produtos alimentícios e farmacêuticos

O Nutri Ingredients Summit, simpósio virtual com foco em tecnologia e saudabilidade,  aconteceu entre os dias 09/11 e 10/11 e contou com convidados da indústria de alimentos, bebidas, suplementos e farmacêutica.

O primeiro dia de evento trouxe a saudabilidade, hábitos e interesses do consumidor brasileiro sobre tendência apresentado pela Ana Paula Gilsogamo, da Mintel. Foram abordados três pilares principais que estão em alta:

1. Saudabilidade básica:

Na pesquisa da Mintel foi demonstrado oportunidades entre os clains de ''menos açúcar, menos sódio, menos gordura'', principalmente após a aprovação da nova norma de rotulagem nutricional.

Reação das marcas frente a nova rotulagem nutricional no chile: 

2. Imunidade:

 Segundo a pesquisa da Mintel, 32% estão tomando mais vitaminas e suplementos e 34% estão adicionando mais ingredientes que remetam a imunidade. Demonstrando que a imunidade continua ganhando destaque entre os brasileiros, sendo uma tendência mesmo após a pandemia. 

3.Novas funcionalidades necessárias para o consumidor:

O consumidor tem buscado uma nutrição especializada, de acordo com seu consumo nutricional diário, vitaminas, minerais e incluindo a saúde mental.

 

Plataforma Biotecnológica integrada de Ingredientes Saudáveis

Gisele Camargo do Instituo de Tecnologia de Alimentos (ITAL) destacou a plataforma biotecnológica integrada de ingredientes saudáveis, criada com a proposta de resolver problemas no setor produtivo endereçada a ciência. Entre as funcionalidades estão:

 

Em seguida, Antonio Osvaldo da Visanco falou sobre as tendências de regulamentação para suplementos alimentares.  Destacando os ingredientes que são isentos de registro e os que precisam ser registrados, na sequência a apresentação mostrou  as tendências no brasil: 

 

Pesquisa Inédita com base em BIG DATA

Por fim no primeiro dia de evento do Nis, Lucas Fontelles, Head da Decode e Carolina Godoy, Head do BHB, apresentaram uma pesquisa realizada com base em BIG DATA sobre a força e crescimento dos suplementos mesmo com o mercado em crise. Para baixar a pesquisa, clique aqui.

Para conferir todos os insights desta pesquisa, clique aqui.

Tendências em Plant-Based

No segundo dia de evento Gustavo Guadagnini, da The Good Food Institute (GFI) trouxe a explosão do mercado de proteínas alternativas no Brasil, com o questionamento ''como vamos alimentar quase 10 bilhões de pessoas em 2050 de maneira sustentável, saudável, eficiente e segura?''

Além disso, na palestra de Gustavo alguns cases plant based foram destacados e como o Brasil pode se tornar líder desse setor :

 

Em seguida Natália Pagliarini Bruno da Doelher, apresentou insights da revolução da aveia, sendo um plant-based além do óbvio. Hoje o grão de aveia é um produto que atende todas as questões vegetais, por ser um produto neutro e efetivo em termo de custos para um produto plant based.

Além disso, algumas referências de produtos mostram o quanto a aveia é utilizada na fabricação de produtos indulgentes que trazem a saudabilidade, sendo este ingrediente uma tendência a ser utilizada como base  em podutos plant-based e como alternativa láctea. 

 

Cases de sucesso no mercado de alimentos e suplementos:

Immuno Golden Whey- Synergy em parceria com a Essential Nutrition.

A intenção era explorar outras vertentes de benefícios além do Whey Protein, portanto, o Immuno Golden promove o aumento da imunidade por meio de um blend de  Glutationa, especiarias, Whey Protein Isolado, leveduras e vitaminas. 

 

ADM em parceria com Marfring e Outback desenvolveram um hambúrguer à base de plantas para comercialização no Outback. A ideia de inserir um hambúrguer no cardápio surgiu com o crescimento do plant-based como tendência. O novo produto batizado de Aussie Plant Burger, é um hambúrguer 100% vegetal,  vegano e compõe um ''cheese-salada'' no cardápio da marca.

 

O Aussie Plant Burger, hambúrguer vegano do Outback

Oportunidade de entrega de produtos com Indulgência Permissiva

Ana Paula Gilsogamo, Analista Sênior Food & Drink da Mintel, abordou as oportunidades na entrega de produtos com indulgências baseado em 3 pilares principais:

1. Combinar menos e mais nos  Clains, destacando mais o sabor e menos gorduras, sódio e açúcar na composição do produto.

2. Foco na saúde mental e emocional, com as marcas trazendo produtos indulgentes que contenham substâncias relaxantes, como por exemplo a camomila.

3. Promover experiências diferentes e mais completas, com a fabricação de produtos para ocasiões especiais, como por exemplo um bolo do Dunkin Donut de aniversário.

Nova Rotulagem de Alimentos

Anna Simoes, Gerente de Assuntos Regulatórios LATAM da DSM encerrou o evento falando sobre o papel do ingrediente na nova rotulagem de alimentos e que até 2022 as indústrias deverão se adequar ao padrão estabelecido.

Para saber sobre a nova rotulagem nutricional dos alimentos na íntegra, clique aqui.

 

Notícias

Ler conteúdo completo
Indicados para você