[ editar artigo]

PUM do gado: 2 projetos, um de DSM e outro do BURGER KING que prometem reduzir os danos desses gases

PUM do gado: 2 projetos, um de DSM e outro do BURGER KING que prometem reduzir os danos desses gases

 

Segundo análise do SEEG (Sistema de Estimativas de Emissões e Remoções de Gases de Efeito Estufa), o setor da agropecuária é responsável por 22% das emissões de gases de efeito estufa (GEE) no Brasil. 

O estudo global do Burguer King, foi realizado pelos cientistas Octavio Castelan, PhD da Universidade Autônoma do Estado do México, e Ermias Kebreab, Phd da Universidade de Davis, na Califórnia. A pesquisa identificou que pode reduzir 33% na emissão diária de gás metano proveniente do gado confinado, por meio de uma mudança alimentar das vacas e bois ao adicionar 100 g de capim-limão na dieta deles.

Atualmente, os restaurantes de Miami, NY, Austin, Portland e Los Angeles, já contam com o Whopper feito de carne de gados que seguem essa alimentação. 

No Brasil, a marca começará a implantação em agosto, por meio de uma parceria com a JBS, que passou a adicionar capim-limão na dieta de mais de 95 gados em confinamento para observar os resultados localmente.

Por fim, o Burguer King lançou uma campanha apresentando a iniciativa e disponibilizou o estudo completo  com fórmulas, quantidades e especificações do capim-limão, buscando incentivar empresas a reduzirem seus impactos ambientais. Para acessar o estudo, clique aqui

Na multinacional holandesa DSM, o cientista Maik Kindermann, líder de pesquisa e desenvolvimento  após oito anos de pesquisa com o projeto “Vaca Limpa”, apresentou uma molécula que reduz 30% da emissão de gases das vacas e bois. 

O estudo identificou que ao unir duas moléculas responsáveis pelo processo de emissão de gases no organismo do gado, era possível desenvolver uma nova substância (molécula) que desativa esta produção em algumas enzimas, reduzindo a produção de dióxido de carbono, que representa pelo menos 20% das emissões  de gases de efeito estufa no mundo.

 

Fonte: Exame.Com; Meio e Mensagem.

 

Notícias

Ler conteúdo completo
Indicados para você