Participe do universo BHB Food!

Faça sua conta e aproveite todos os recursos da nossa comunidade online. É rapidinho... ;)

Você não está logado, faça seu login.

Ainda não é cadastrado? Clique aqui

NOTÍCIAS

Saiba a diferença entre alimentos industrializados e ultraprocessados

Não há como negar que os alimentos industrializados são uma presença constante em nossas mesas. Afinal, quem nunca recorreu a eles? No entanto, é crucial compreender que nem todos os alimentos processados pela indústria são iguais. É aqui que entra a distinção entre “industrializados” e “ultraprocessados”. Preparamos um conteúdo especial para esclarecer essas principais diferenças. Confira!

🔹 Alimento Industrializado: Este é o produto que passou por algum tipo de processamento na indústria. No entanto, esse processamento não necessariamente prejudica sua qualidade. Por exemplo: leite pasteurizado, farinhas moídas e secas, frutas desidratadas, verduras congeladas.

🔹 Alimento Ultraprocessado: Estes são os produtos industrializados que devemos evitar. Segundo o Guia Alimentar para a População Brasileira (2014), eles são nutricionalmente desequilibrados devido aos ingredientes adicionados durante o processo de fabricação, incluindo aditivos alimentares, substâncias industriais e ingredientes culinários como açúcar, sal e gordura. Exemplos incluem biscoitos recheados, salgadinhos, refrigerantes e macarrão instantâneo.

Questões que deixam os consumidores com dúvidas


O aplicativo Desrotulando, que ajuda na escolha dos alimentos industrializados mais saudáveis, divulgou as principais dúvidas dos seus usuários, sendo elas:

– Identificar alimentos ultraprocessados nem sempre é simples: Muitas vezes, as pessoas pensam que um alimento com muitos ingredientes é ultraprocessado, mas isso nem sempre é verdade. Além disso, um nome desconhecido nem sempre indica que o alimento é ultraprocessado. Por exemplo, a água de coco com ácido ascórbico pode parecer estranha, mas é apenas vitamina C.

– Discussões em torno do termo “ultraprocessado”: Há debates sobre o uso do termo, especialmente quando se considera que um alimento que passa por várias etapas de processamento é automaticamente ultraprocessado. Por exemplo, o leite UHT, embora processado, não se enquadra na definição ultraprocessada proposta pelo Guia Alimentar.

Independentemente das nuances semânticas, a definição dos quatro grupos de alimentos é crucial para educar a população sobre nutrição e promover uma compreensão mais profunda da composição e qualidade dos alimentos.

Você também pode gostar disso:
Flofarma anuncia novos produtos na Conexão Farma 2024

Fonte: Desrotulando

BHB TEAM

BHB TEAM

About Author

O BHB Food compartilha os temas mais atuais e relevantes sobre marketing, saúde e nutrição são apresentados por players renomados e engajados no mercado, disseminando conceitos e ideias inovadoras na construção de marcas saudáveis.

Deixe um comentário

Você pode gostar também

NOTÍCIAS

Nutty Bavarian investe em sua 1ª loja de rua

A rede de franquias especializada em castanhas Nutty Bavarian deve ganhar sua primeira loja de rua neste ano. Será uma
NOTÍCIAS

Rappi começa a atender usuários via WhatsApp

Rappi, uma startup de entrega sob demanda com sede em Bogotá, na Colômbia. E, operando na Colômbia, Argentina, Brasil, Chile,