[ editar artigo]

20 filmes e documentários sobre negócios e alimentação que você não pode deixar de assistir!

20 filmes e documentários sobre negócios e alimentação que você não pode deixar de assistir!

Dizem que a vida imita a arte, e se o ditado realmente é real, não poderíamos deixar de ter em nossa “cinemateca” filmes que tratem de uma das coisas mais importantes e fundamentais para a existência dos seres humanos, o ato de COMER! 

Você já parou para pensar que come ao menos 3 vezes por dia, ou seja, que essa ação se repete com uma intensidade tamanha na sua vida e pode até passar despercebida?

Mas para esses produtores de documentários e cineastas não foi bem assim! 

Na lista abaixo você terá acesso à diversos filmes e séries que abordam o universo dos alimentos, desde o lado gastronômico, até sua produção. Algumas versões são radicais, notoriamente contra a indústria de alimentos, outras mais poéticas e flexíveis sobre o tema. 

Essa é uma pequena amostra que selecionamos para você que de alguma forma vive do Food Business e deve ficar por dentro de tudo que rola dentro desse universo de um jeito mais descontraído!

Então prepare a pipoca ou seus petiscos preferidos (olha aí, a comida já no contexto) e vamos lá!  

1.Sal, Gordura, Acidez e Calor (2018)

A chef e escritora Samin Nosrat roda o mundo explorando os quatro elementos essenciais à boa comida. Pelo caminho, refeições de comer de joelhos e dicas valiosas.

 

2. Cooked (2016)

O aclamado escritor e ativista da alimentação caseira Michel Polain põe a mão na massa, na carne e na fermentação, mostrando como cozinhar transforma o mundo em que vivemos.

 

3. Chef’s Table (2015) 

Nesta série indicada ao Emmy, estrelas da culinária do mundo inteiro redefinem a gastronomia com pratos inovadores e sobremesas tentadoras.

 

4. Relatório Gourmet Extremo (2017) 

O homem precisa comer para viver. Mas para pessoas em situações precárias de segurança e saúde, a ingestão de alimentos é perigosa, apesar de essencial.

 

5. Muito Além do Peso (2012)

Aborda um contexto de amplo debate sobre a qualidade da alimentação das nossas crianças e os efeitos da comunicação mercadológica de alimentos dirigida a elas.

 

6. Fome de poder (2017)

A história da ascensão do McDonald's. Após receber uma demanda sem precedentes e notar uma movimentação de consumidores fora do normal, o vendedor de Illinois Ray Kroc (Michael Keaton) adquire uma participação nos negócios da lanchonete dos irmãos Richard e Maurice "Mac" McDonald, no sul da Califórnia e, pouco a pouco, vai eliminando os dois da rede, transformando a marca em um gigantesco império alimentício.

 

7. Cowspiracy (2014) 

Descubra como a agropecuária intensiva está dizimando os recursos naturais do planeta e por que essa crise tem sido ignorada por grandes grupos ambientalistas.

 

8. What the health (2017) 

O elo entre alimentação, doenças e os bilhões de dólares em jogo no sistema de saúde, indústria farmacêutica e alimentar é examinado de perto neste filme.

 

9. Food Matters (2008)

O documentário investiga os impactos do que consumimos sobre a nossa saúde e como podemos fazer escolhas mais inteligentes para vivermos melhor. Por exemplo, optar por determinados tipos de nutrientes para prevenir doenças como a depressão e o câncer.

 

10. GMO OMG: is the end of real food (2013)

Documentário americano de 2013 que tem uma visão negativa sobre o uso de organismos geneticamente modificados empregados ​​na produção de alimentos, nos Estados Unidos. 

 

11. Food Inc (2008)

O filme aborda a questão de como a cultura do fast food gerou a concentração da produção agrícola, que é dominada pelo corporativismo, fazendo com que a agricultura familiar desapareça.

 

12. In defense of food (2015)

Em Defesa da Alimentação desmascara a enxurrada diária de informações da mídia com alegações conflitantes sobre nutrição. Faz uma viagem pelo mundo e pelos corredores dos supermercados.

 

13. Hungry for change (2012)

Aborda os segredos da indústria da perda de peso e da indústria alimentícia, que busca estratégias desenhadas para que o consumidor sempre queira mais.

 

14. Meat the truth – uma verdade mais que inconveniente (2007)

Documentário que investiga as questões por trás da agropecuária intensiva.

 

15. Rotten (2018)

Com um mergulho na cadeia de produção dos alimentos, esta série documental revela verdades amargas e expõe forças ocultas que definem o que comemos.

 

Agora se você quer algo mais descontraído e “hollywoodiano”, com um toque extra de diversão ou drama, não deixe de assistir esses também:

 

16. CHEF (2014)

Carl é o chef de um restaurante muito famoso de Los Angeles, mas volta e meia enfrenta problemas com o dono do local por querer inovar no cardápio. Um dia, um renomado crítico gastronômico vai ao restaurante e publica uma crítica bastante negativa. Furioso, Casper vai tirar satisfação com ele e acaba demitido. Pior, a briga vai parar na internet e se torna viral, o que lhe fecha as portas dos demais restaurantes. Sem saída, ele recebe a ajuda de sua ex-esposa para reiniciar a vida.

 

17.  Julie e Julia (2009)

Frustrada com o trabalho, a nova-iorquina Julie Powell embarca em um dedicado e desafiador projeto: preparar as 524 receitas do livro de culinária de Julia Child. O filme mostra, além da história de Julie, a de Julia Child e sua paixão pela culinária francesa.

 

18. Ratatouille (2007)

Remy reside em Paris e possui um sofisticado paladar. Seu sonho é se tornar um chef de cozinha e desfrutar as diversas obras da arte culinária. O único problema é que ele é um rato. Quando se acha dentro de um dos restaurantes mais finos de Paris, Remy decide transformar seu sonho em realidade.

 

19. Comer rezar e amar (2010)

Um clássico com Julia Roberts interpretando Liz Gilbert, uma mulher que pensa que tinha tudo que queria: uma casa, um marido e uma carreira de sucesso. Porém, recém-divorciada e de frente para um momento de mudança, ela se sente confusa sobre o que é importante em sua vida. Ousando sair da sua zona de conforto, Liz embarca em uma busca de autodescoberta que a leva à Itália, à Índia e a Bali.

 

20. Mínimo para viver (2017)

Uma jovem está lidando com um problema que afeta muitos outros no mundo: a anorexia. Sem perspectivas de se livrar da doença e ter uma vida feliz e saudável, a moça passa os dias sem esperança. Porém, quando ela encontra um médico não convencional que a desafia a enfrentar sua condição e abraçar a vida, tudo pode mudar. Um filme triste, mas real.



 

Se gostou da nossa seleção, compartilhe com seus amigos e depois conte para gente o que achou. E se você tiver mais algum título para recomendar, a gente vai adorar! Basta nos enviar tudo no e-mail contato@bhbfood.com

Notícias

Ler conteúdo completo
Indicados para você