[ editar artigo]

A saúde mental está na mira da indústria de alimentos e bebidas

A saúde mental está na mira da indústria de alimentos e bebidas

Brasileiros buscam refúgio nos alimentos e bebidas para momentos de ansiedade e estresse e as indústrias têm buscado produtos que unem sabor e saúde para atender a esta demanda.

Cerca de 57% dos brasileiros declararam sentir queda no bem-estar mental e emocional durante a pandemia da Covid-19, de acordo com dados do Ipespe (Instituto de Pesquisas Sociais, Políticas e Econômicas). Grande parte das pessoas busca refúgio nos alimentos e bebidas para períodos de ansiedade, estresse ou tristeza, nas chamadas comfort foods, ou através dos nutrientes que os auxiliam nesse processo.

De acordo com estudo da Mintel, 63% dos brasileiros gostariam de consumir mais alimentos e bebidas com ingredientes que possam melhorar a saúde mental/emocional.

Por isso, as indústrias alimentícias estão de olho nesse crescente nicho de mercado, trabalhando no desenvolvimento de produtos que possam oferecer a sensação de bem-estar e, ao mesmo tempo, contribuir para a saúde mental e física.

Nutrientes para viver melhor

Caroline Gimenez, Coordenadora de Vendas da MasterSense, afirma o quanto é importante incluir insumos nutritivos e/ou funcionais na composição dos produtos sem alterar o sabor de um produto já conhecido, mantendo a sua indulgência.

“Temos, por exemplo, triglicerídeos de cadeia média em pó, um ingrediente versátil e com sabor neutro, excelente fonte de energia rápida e que contribui para o aumento da saciedade, que podem ser usados em produtos como suplementos em pó e super cafés.

As fibras, necessárias para o bom funcionamento do intestino, também podem ser incluídas nos produtos – tanto em sua versão solúvel (como a polidextrose), quanto insolúvel (como soja, trigo e aveia, mais comumente encontradas). “Uma dieta rica em fibras diminui os sintomas de ansiedade e depressão”, esclarece a especialista.

Uma alimentação baseada em alimentos suplementados com esses ingredientes garante saúde para os consumidores, que conseguem um prato mais saboroso, saudável, e, ainda, se tornam fãs do novo produto. “Assim, eles ficam felizes com sua escolha na gôndola e voltam a comprar o mesmo produto, o fabricante contribui para a melhora da saúde mental da população e ainda ganha um ponto positivo frente à concorrência. Todo mundo sai ganhando”, diz Caroline.

A prevenção de doenças começa na cozinha

Ansiedade e depressão são os nomes mais comuns de uma lista extensa de transtornos que atingem o brasileiro. De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), o Brasil é o país com maior taxa de pessoas com transtornos de ansiedade no mundo e o quinto em casos de depressão.

A pandemia de Covid-19 e suas consequências, fez com que os índices dessas doenças mentais, que já não eram bons, disparassem.

“Os nutrientes são essenciais para a manutenção das funções cerebrais. Quando são consumidos abaixo do indicado, o organismo sofre disfunções, que aparecem na forma de transtornos mentais. Por exemplo: a flora intestinal interfere diretamente no humor e nos sentimentos”, explica a engenheira de alimentos.

Ainda segundo a OMS, saúde mental é um estado de bem-estar, quando uma pessoa desenvolve suas habilidades pessoais, sendo capaz de lidar com os estresses da vida, trabalhar de forma produtiva, conseguindo dar sua contribuição para sua comunidade.

E não é à toa que o mercado vem se movimentando em direção à fabricação de produtos que contribuam para o bem-estar mental. Pesquisas comprovam essa percepção da indústria e quem entrar rápido neste novo nicho vai colher bons resultados em curto espaço de tempo.

Afinal, é o que os consumidores querem e precisam: uma nova comfort food, que alie sabor, nutrição e saudabilidade, sem abrir mão da praticidade.

Sobre a MasterSense

A MasterSense fornece soluções em ingredientes e aromas, que aprimoram os produtos para a indústria de alimentos e bebidas. Tudo isso, alinhado às principais tendências de mercado, garantindo, assim, os melhores resultados com um portfólio completo para diversas aplicações alimentícias.

É distribuidora oficial de marcas reconhecidas internacionalmente e atua em todo o território nacional e América Latina - nos países Bolívia, Chile, Colômbia e México -, levando conhecimento, inovação e tecnologia em ingredientes e aromas para milhares de indústrias alimentícias nos mais diversos segmentos.

Visando sempre agregar valor aos seus clientes, a MasterSense desenvolve tantos projetos reativos – identificando necessidades e personalizando soluções, como projetos pró-ativos – apresentando conceitos relacionados às principais tendências do mercado de alimentos.

Aliando investimento em infraestrutura com uma equipe altamente qualificada, a MasterSense é reconhecida por seus clientes como uma empresa inovadora e parceira ideal para participar de seus principais projetos.

Informações para a imprensa - Mali Content:

Raquel Ferreira

(35) 9 9834-8758
imprensa@malicontent.com.br

Liane Leonel
(11) 97693-5158
liane@malicontent.com.br

Opinião

BHB Food
MasterSense Ingredientes Alimenticios Seguir

A MasterSense conta uma equipe comprometida, engajada e apaixonada pelo negócio. Buscamos oferecer um atendimento de excelência e com as melhores tecnologias de renomados parceiros para o mercado de alimentos e bebidas.

Ler conteúdo completo
Indicados para você