[ editar artigo]

AVEIA: porque ela é a nova “queridinha” da sustentabilidade?

AVEIA: porque ela é a nova “queridinha” da sustentabilidade?

 

Aveia, um ingrediente milenar que se mostra uma nova tendência? 

A resposta é sim! Com o crescimento dos produtos plant-based, que além de promoverem um maior consumo de vegetais, também são considerados uma prática sustentável, a aveia ganha espaço por diversas razões. Confira o porque disso.

 

Antes, só um dado para você depois poder comparar: para produzir apenas um quilo de carne são necessários, em média, 15.500 litros de água, assim como para produzir um litro de leite são necessários 1.020 litros. Esses números são assustadores para aqueles que se preocupam com o meio ambiente, e levaram a uma reflexão maior sobre o impacto que cada alimento tem em termos de sustentabilidade. 

 

Já as bebidas vegetais, como o “leite” de aveia, por exemplo, que surgiram com a finalidade atender ao público intolerante à lactose e logo ganharam maior abrangência na demanda por substitutos do leite, tiveram o holofote das pesquisas analisando sua influência na natureza. Confira no quadro abaixo as diferenças entre o leite e  outras bebidas vegetais com relação ao impacto no planeta.

 

 IMPACTO AMBIENTAL DO LEITE DE VACA VS BEBIDAS VEGETAIS

 

 

Podemos observar que, quando se trata de impacto ambiental, o leite de soja e o leite de aveia são os menos nocivos. Ambos consomem o menor volume de água dentre todas as alternativas de bebidas vegetais, com emissão de CO2 apenas um pouco mais alta que as do leite de amêndoa.

 

A bebida de soja já é um produto popular e pode ser considerada um dos principais no mercado de leites alternativos, sendo o segundo maior produto deste segmento, em escala global. Entretanto, queremos dar destaque especial ao leite de aveia, que nos últimos tempos tem aparecido bastante nas prateleiras dos supermercados, principalmente na Europa e América do Norte.. 

 

Mesmo com a pandemia, suas vendas têm crescido. Como outras tendências, incluindo entregas e compras online, a procura por leite de aveia se acelerou nesses últimos quatro meses. De acordo com dados da Nielsen enviados ao Business Insider, as vendas de bebida de aveia aumentaram 289% ano a ano. 

 

Mas em um mercado diversificado como o de leites alternativos, por que a aveia está sendo tão destacada atualmente?

 

Trouxemos, então, alguns motivos pelos quais esse grão está fazendo tanto sucesso nesse segmento, confira:

 

  1. BENEFÍCIOS PARA O MEIO AMBIENTE

 

Certamente uma das principais características que o leite de aveia tem e que ajudou a aumentar sua popularidade diz respeito à sua sustentabilidade. Segundo a organização North American Millers' Association (NAMA), os principais benefícios do cultivo desse grão para o ambiente são:

 

  • Manutenção de plantações saudáveis: uma plantação com rotação anual de culturas ajuda a evitar o aparecimento de pragas, e o plantio de aveia, quando incorporado nessa rotação, oferece esses benefícios. As culturas de aveia apresentam uma densa cobertura do solo, ajudando a evitar sua erosão. 

 

  • Diminuição do uso de herbicidas: a aveia é frequentemente usada como um “herbicida natural”. A sua incorporação na rotação ajuda no combate de pragas, diminuindo, assim, a necessidade de inseticidas químicos, evitando a contaminação das águas superficiais e subterrâneas.

 

  • Faz bem para o solo: a aveia extrai menos nitrogênio e outros nutrientes do solo, quando comparado com outras culturas.

 

  • Gera energia: os cascos restantes da moagem do grão são uma fonte de energia limpa e renovável que pode substituir o carvão na geração de eletricidade a vapor. 

 

  • Alimento para os animais: nos casos em que a geração de energia não é uma opção para os cascos de aveia, eles podem ser usados ​​como uma excelente fonte de fibra em rações para animais ou como cama em celeiros de frangos e perus.

 

2. O SABOR É A CHAVE PARA ACEITABILIDADE

 

O "leite" de aveia conquistou os consumidores com seu sabor doce e uma textura suave que se assemelha a do leite de vaca. Algumas marcas ainda adicionam baunilha ou outros condimentos ao produto para deixar seu gosto ainda mais agradável. 

 

3. BENEFÍCIOS PARA SAÚDE

Sabemos que a aveia é considerada saudável por ser um grão integral e ser rico em beta-glucana, que é uma fibra solúvel presente em sua composição e que traz ganhos tanto para o coração quanto para a saúde digestiva. 

Mas quando se trata do leite, nem todas as qualidades do grão integral são mantidas. A beta-glucana é um exemplo: na bebida de aveia essa fibra se encontra em quantidades bem menores, mas ainda fornece esse benefício, tendo em sua composição cerca de dois gramas por xícara da bebida.

Além disso, muitas marcas do mercado fortificam a bebida vegetal de aveia com a mesma quantidade de vitamina A, vitamina B12, cálcio e outros nutrientes encontrados no leite de vaca, garantindo os mesmos ganhos.. 

Em comparação com outros tipos de leites alternativos, a bebida vegetal de aveia possui um aporte interessante de proteínas, superada apenas pelos bebidas de soja e ervilha.

 

CASES DE SUCESSO

 

  • OATLY AB: é uma empresa de Saúde Nutricional Sustentável, que desenvolve alimentos à base de aveia como alternativa aos produtos lácteos. Podemos dizer que a empresa sueca foi uma das impulsionadoras das vendas do "leite" de aveia. Seu sucesso com produtos à base de aveia foi enorme em 2016, quando a marca entrou nos EUA e teve como alvo os cafés da moda, como Intelligentsia e La Colombe, produzindo cremes para café à base de aveia.

 

Toni Petersson, CEO da Oatly, diz: “Acredito que devemos aproveitar as oportunidades para tornar a indústria alimentícia sueca mais competitiva e, ao mesmo tempo, assumir a responsabilidade pelo futuro de nossos filhos e das próximas gerações. Os consumidores exigem produtos saudáveis ​​e sustentáveis, e os produtos à base de aveia da Oatly se tornaram mais populares nos últimos anos”.

 


 

  • CHOBANI: A empresa se aprofundou na categoria plant-based com sua nova coleção World of Chobani Oat. A linha Oat Drinks apresenta alternativas ao leite convencional, todos feitos com aveia orgânica. Seus sabores são: básico ou natural, baunilha, chocolate, básico ou natural extracremoso e mix barista. Além disso, a marca também lançou alternativas ao iogurte convencional com um produto à base de aveia. Os sabores disponíveis são: mix de aveia e mix de aveia com crunch.

As vendas da Chobani aumentaram 9% em 2019, segundo a Nielsen. Peter McGuinness, presidente da empresa, diz que “nossa ambição sempre foi sair do iogurte e estamos realmente preparados para isso”.

 

E NO BRASIL?

 

A bebida vegetal de aveia, aqui no Brasil, é comercializada principalmente pela Nestlé, por meio de sua marca Nesfit. A linha possui dois sabores dessa bebida vegetal: tradicional (aveia) e aveia com cacau.

 


Produtos com aveia estão mais presentes na parte de "saudáveis" das gôndolas, não sendo encarado como um ingrediente comum do dia a dia das pessoas. Muitas vezes é consumido apenas por quem está de dieta, diz a Nutricionista Isabela Lorizola. Com isso o consumo do brasileiro é pequeno, menos do que 20% do consumo percapta de países europeus por exemplo.
 

Segundo estudo feito em 2018 pela IPEA, Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada, o Brasil passou a figurar no ranking dos principais países produtores e consumidores mundiais de aveia. Em 2016, a área plantada do grão foi de 335.509 mil hectares, uma taxa de crescimento de 10,8% no ano.

 

Isso mostra que o mercado de aveia no Brasil apresenta uma tendência de alta. De acordo com a Nielsen, esse segmento corresponde a R$ 300 milhões/ano e cresceu 7,4% entre 2016 e 2017. Com a popularidade cada vez maior dos alimentos plant-based, além da visibilidade crescente de produtos à base de aveia, o investimento nessa categoria pode ser, de fato, uma oportunidade aqui no Brasil.

 

Opinião

Ler conteúdo completo
Indicados para você