[ editar artigo]

Novos formatos de suplementos

Novos formatos de suplementos

Há alguns anos os suplementos alimentares em formatos de comprimidos e cápsulas eram os mais presentes nas prateleiras. Entretanto, com o passar do tempo e a necessidade de ingerir cada vez mais cápsulas, a indústria passou a modificar os formatos de suplementos, facilitando o consumo diário do produto.

Por meio de dados que demonstram novos comportamentos da população em relação ao consumo, novos formatos de suplementos são desenvolvidos mantendo o mercado dinâmico e aquecido.

AVANÇO NAS BUSCAS POR SUPLEMENTOS

Culturalmente quando falamos em suplementação costumamos relacionar - mesmo que inconscientemente -  à academia, musculação e whey protein. Como a indústria sabe, a suplementação alimentar vai além do que o público está familiarizado.

E por meio de uma busca que fizemos com a palavra ‘’suplemento alimentar’’ no Google Trends já aparecem termos como colostro, triptofano e aminoácido. Mostrando que os consumidores  já começaram a notar esses avanços.

O Comportamento de compra do brasileiro

De acordo com a 2ª edição da Pesquisa de Mercado ABIAD “Hábitos de Consumo de Suplementos Alimentares no Brasil”, realizada pela Toledo & Associados no ano de 2020, as vitaminas, proteínas e minerais lideram os grupos dos suplementos mais consumidos pelos brasileiros.

Por meio  da pesquisa nota-se que aumentou em 10% o consumo de suplementos alimentares no Brasil em relação à 1ª edição, realizada em 2015. Um dado relevante também apurado é que os suplementos alimentares estão presentes em 59% dos lares brasileiros. Outro dado importante que a pesquisa nos apresenta é que 70% dos que passaram a consumir mais suplementos durante a quarentena se mostram fiéis e sem pretensão de diminuir o consumo.

MAIS TECNOLOGIA E INOVAÇÃO EM SUPLEMENTOS

O mercado aqueceu muito desde a nova resolução implementada em 2018 que permitiu que aditivos alimentares e os coadjuvantes de tecnologia fossem autorizados para uso em suplementos alimentares.

E quanto maior a demanda mais formatos de suplementação surgem. Uma delas são as gomas capilares. Como a Gummy Hair - sucesso entre as famosas brasileiras e estrangeiras também segundo o The Times Of India.

‘’A Gummmy Hair é rica em vitaminas que auxiliam no crescimento mais rápido dos cabelos e na redução da queda. As vitaminas também auxiliam no crescimento das unhas, na saúde da pele e no fortalecimento do sistema imunológico’’, conforme informado no site do produto.

Ainda no mesmo formato, a  ‘’Dr. Good’’ possui um vasto portfólio de pastilhas com diferentes objetivos como fortalecimento da imunidade e aumento dos níveis de energia.

Como aposta no mercado temos também o pirulito multivitamínico que tem crianças como público alvo. O objetivo de ser um facilitador para os cuidadores na adesão dos nutrientes.

O morning shot da ‘’Sublyme’’ contém compostos bioativos e traz fortemente o viés de praticidade, pois, a tecnologia do produto permite uma absorção íntegra e rápida pelo organismo.

Bem como os shots, os suplementos em forma de pastilhas também são muito eficientes quanto à absorção dos nutrientes, segundo a descoberta feita por pesquisadores da Faculdade de Ciências Agrícolas da Universidade da Pensilvânia (EUA).

Exemplificando temos os tabletes mastigáveis da ‘’Inellare’’ com cálcio e vitamina D em sua composição.

Um dos novos formatos de suplementos também são os sprays, como a l-carnitina da ‘’B Life Komplex’’ e a vitamina B12 da ‘’Belt Nutrition’’. Por conta da aplicação sublingual esse formato possui uma excelente absorção.

PERSONALIZAÇÃO DE SUPLEMENTOS 

Como podemos perceber uma tendência cada vez mais forte no mercado é a personalização que permite uma segmentação no mercado para tornar a experiência do cliente ainda mais personalizada.  Saem de cena os produtos comuns e entram os produtos criados especialmente para cada tipo de consumidor, àqueles que muitas vezes atendem necessidades ainda desconhecidas.

‘’A farmácia de manipulação possui um enorme leque de possibilidades no cuidado com a saúde. Afinal, pelas suas próprias características, a farmácia promove tratamentos personalizados para cada indivíduo e ainda disponibiliza formas farmacêuticas diferenciadas. Podemos manipular as formulações em base, bombons e gomas por exemplo, todos zero lactose e zero açúcar’’, afirma a  farmacêutica Myrcia Marconatto.

Por meio desta fala e dos exemplos acima nos certificamos do quão vantajoso e viável é para a indústria focar em novos formatos de suplementos. E como a tecnologia usada nesses produtos - que vai desde nanotecnologia à adição de plasmas - possibilita a criação de um portfólio abrangente.

Além da farmácia de manipulação, a indústria de suplementos também está olhando para a personalização, encontrando cada vez mais desafios para implementá-la. A startup Vitamine-se une a inteligência artificial e os melhores ingredientes do mercado para fornecer produtos personalizados aos seus clientes e atualmente temos a empresa como um grande exemplo de como a indústria trará ainda muitas novidades.

 

ACESSO SIMPLIFICADO E CUIDADOS COM A SAÚDE

Um ponto a se destacar é o fácil acesso à aquisição desses produtos, afinal, a legislação para venda de medicamentos não se aplica na venda de suplementos. Importante informar aos consumidores que o uso inadequado e sem indicação dos mesmos pode contribuir para riscos à saúde, como a sobrecarga renal.

É válido ressaltar que a suplementação se trata de uma complementação à alimentação e não de uma substituição.  O uso dos mesmos para suprir os nutrientes é importante e viável - quando necessário -, mas nenhum produto substitui uma alimentação rica em macro e micronutrientes.

 

O QUE ESTÁ POR VIR?

A reflexão que fica é: O que mais será que está por vir? Uma vez que a realidade atual possui diferentes formatos de suplementos alimentares como sprays, cápsulas com ação prolongada, gomas e pirulitos? Não sabemos.

Sabemos que o Guia Alimentar para a População Brasileira aconselha  os consumidores a priorizar uma alimentação balanceada antes de considerar o consumo de qualquer suplementação.

Redirecionar constantemente a nossa atenção para esse ponto é de extrema importância, pois com o movimento rápido e dinâmico da indústria, em breve novos formatos estarão à nossa disposição. E cabe a nós, como uma consultoria de alimentos pensando em inovação, o encargo de deixar cada vez mais intrínseco à população o intuito de sempre priorizar uma alimentação equilibrada ao um suplemento alimentar.

Opinião

BHB Food
Samantha Macedo
Samantha Macedo Seguir

Sócia diretora da Equilibrium, empresa com atuação no Brasil e LATAM, que desde 2001 ajuda indústrias de alimentos, bebidas, suplementos e bem-estar a construírem relações saudáveis com consumidores, influenciadores e colaboradores.

Ler conteúdo completo
Indicados para você