[ editar artigo]

Tudo que rolou na Natural Products Expo West 2022

Tudo que rolou na Natural Products Expo West 2022

Vamos fazer um giro pelas novidades da maior feira global de produtos naturais?

É o que propõe Caroline Martinelli a Você, seguidor do BHB, após ter visitado a Natural Product ExpoWest. Mais de 2.700 expositores, mostraram aos 60 mil participantes, entre 8 e 12 de março agora, na Califórnia, o que se espera de inovação no setor e alimentos, bebidas e suplementos.

Foi lá nesta mesa de tendências que os primeiros produtos plant based da nova geração foram apresentados. A cada ano a feira apresenta pesquisas e insights para o mercado em seu canal, o New Hope, que projeta as vendas de alimentos e bebidas naturais, orgânicos e funcionais nos Estados Unidos acima de US$220 bilhões até 2024 e destaca que hoje eles já representam 25% das vendas no setor.

Não à toa a naturalidade e os produtos feitos à base de vegetais reinaram em versões mais inclusivas, não posicionados para veganos ou vegetarianos, mas para todos, e, portanto, com sabor, e ainda assim melhorando processos, usando novos ingredientes e com menor impacto ambiental. Isso ficou abundante na exposição de produtos mostrando a pegada de carbono, outros com certificações, como empresas B, Upcycled Food (comida reciclada), e também com foco em agricultura regenerativa ou ainda embalagens sustentáveis (Adeus, plástico! Olá, alumínio!). Com isso fica interligado o conceito de saúde e sustentabilidade. Não é mais possível uma inovação “natural ou mais saudável” sem ser também um produto bom para o planeta. 

1 - Brave Robot – mistura para bolo feita com leite “não animal”*   

2-  Wildap Water – embalagem compostável  

3 – Airly Foods – Biscoitos amigos do meio ambiente

Dentre as categorias mais badaladas nos 8 pavilhões da ExpoWest estavam bebidas funcionais e os vegetais em forma de snacks e massas. E quando o assunto são ingredientes, o destaque ficou para:  Cogumelos, feijões, grão de bico, aveia, hemp/CBD, couve-flor, Ashwagandha. 

O que o cenário pós pandemia influenciou nesta Expo West?

Diversão e reconexão foram tendências chaves nestes lançamentos, após tempos difíceis de pandemia.

O olhar mais divertido é acompanhado de um clamor por calma e relaxamento. Este momento mais zen vem com os produtos focados no momento do sono, ou para perfis comportamentais que buscam no comer e beber um elixir do bem-estar, para aliviar o estresse e a ansiedade.


 

1 – Leilo – a calm in a can - água com gás saborizada com foco em relaxamento com Kava e L- Theanina.

2-  Trip - água com gás saborizada com 15 mg de CBD

Mas este mesmo consumidor ao acordar quer mais energia e foco, e por isso produtos com café verde, óleo de coco / TCM (triglicérides de cadeia média) e Ashwagandha também foram evidentes como as opções indulgentes da Super Coffee, barras da Quantum Energy Squares e shot funcional da Roar.

Um olhar para alergias e intolerâncias, especialmente ligados a amendoim e FODMAPs também foi visto com Grão de bico assumindo o papel do amendoim nessa pasta da PeaNot e molho de tomate sem alho e cebola da Fody.

E não para por aí, confira as 4 principais tendências vistas na Expo West para você ficar de olho:

  • #1– De olho no meio ambiente Iniciativas de sustentabilidade com certificações, comida reciclada e embalagens mais sustentáveis.
  • #2 - Plant Based: repensando o “tradicional”
  • #3 - Bebidas mais divertidas e nutritivas: um olhar para saúde, café, águas
  • #4 - A berlinda dos Carboidratos: opções Keto e mais vegetais

E nesse artigo vou te contar sobre a primeira tendência:

De olho no meio ambiente

Comida impacta o meio ambiente? Sabe-se que o mundo desperdiça cerca de 1,4 bilhão de toneladas de alimentos todos os anos e a segundo a How Good, o maior banco de dados de sustentabilidade do mundo, a indústria de alimentos responde por mais de um terço das emissões globais de efeito estufa.

Várias marcas estão promovendo práticas agrícolas regenerativas, usando insumos reciclados “Upclycled”, comunicando sobre Carbono Zero, tornando-se empresas B e trazendo opções inovação em embalagens mais sustentáveis, além de uma série de certificações.

Nos últimos anos, a agricultura regenerativa tornou-se uma das principais tendências da feira. A edição deste ano da Expo West apresentou várias certificações: a recém-lançada Soil Carbon Initiative, o selo Land to Market e o programa da Regenified.

Um destaque visto foi o movimento de alimentos Upclycled como estratégia para combater o desperdício de alimentos, reduzir o impacto ambiental e a pegada de carbono. Os expositores mostraram opções criativas e nutritivas com o que geralmente seria descartado como sementes, cascas, subprodutos do processamento ou alimentos esteticamente imperfeitos.

Vale a pena conferir:

  • Upcycled Food Association: certificação para fornecer aos consumidores orientações claras sobre a presença de ingredientes alimentares reciclados.

  • Pulp Pantry: chips estilo tortilha feitos com resíduos coletados de processadores de suco de vegetais. A startup reaproveita restos de aipo, pepino e couve como caroços, cascas, caules e produtos danificados esteticamente.
  • Renewal Mills: Converte as sobras da produção de leite de soja e aveia em farinhas versáteis e sem glúten que aumentam o teor de fibras e proteínas em uma variedade de produtos. Denominam-se como a farinha que combate as mudanças climáticas.  Na feira, lançaram em parceria com a Miyoko's Creamery, um novo cookie de manteiga de amendoim salgado, vegano e sem glúten, usando a manteiga upclycled.

  • Reveal produz a partir das sementes de abacate sua marca de bebidas prontas para beber, que também contém vinagre de maçã e frutas de monge.


  • Airly – climate friendly snacking: Biscoitos em que todo o processo desde a plantação da aveia até as embalagens recicladas são pensados para reduzir o impacto ambiental.


  • Selo Land-to-Market, do Savory Institute: denominado padrão ouro para a saúde da terra. Eles são líderes em agricultura regenerativa, o selo é a primeira solução de fornecimento regenerativo verificada do mundo e a Marca Alexandre, presente na Expo West, é uma das marcas já certificadas.

 

Uau… como você pode ver, o evento é intenso e cheio de boas ideias!

Se você participou e viu algo diferente, compartilhe aqui!

E nos diga o que achou do que te apresentamos! Continue nos acompanhando para ver os próximos conteúdos sobre as demais tendências!

 

Carol Martinelli

Head de Novos Negócios da Equilibrium.

Contato: caroline.martinelli@equilibriumlatam.com

Opinião

Ler conteúdo completo
Indicados para você