[ editar artigo]

As fases de “suplementação” do mercado de alimentos :

As fases de “suplementação” do mercado de alimentos :

 

  • FASE 1.0: VITAMINAS

Tudo começou com a fortificação de alimentos, estimulada pelo conceito da “fome oculta”, que ocorre quando a qualidade dos alimentos não atende aos requisitos nutricionais de uma pessoa, resultando em deficiências de vitaminas e minerais necessários para o crescimento e desenvolvimento normais.  Dessa forma, a fortificação feita pela adição de micronutrientes durante o processamento de alimentos ajuda os consumidores a obter os níveis recomendados. Alguns exemplos de sucesso no Brasil foram o iodo no sal, o ácido fólico na farinha e vitaminas em produtos infantis.

Esse conceito estimulou uma onda de inovação incremental por parte da indústria de alimentos, com a adição das vitaminas e minerais em diversas categorias de produtos.

No segmento infantil, dividindo opiniões, biscoitos recheados, sucos, achocolatados e salgadinhos foram reformulados com o acréscimo de vitaminas e minerais, na tentativa de serem absolvidos e tranquilizar as mães, que acreditavam estar oferecendo opções mais nutritivas para seus filhos.  

Biscoito Recheados - Trakinas                               

Embalagem planificada da marca Trakinas. (Foto: Thabata F ...

Suco em pó - Tang     Supermercado Online Delivery - Bebidas Sucos Refresco Tang Manga ...

Macarrão Estantâneo - Nissin

Achocolatados – Bebidas Lácteas                                       

  Cereais Matinais - Sucrilhos                                                                                            

Marketing promocional | KELLOGG'S® aproveita o clima da Copa do ...

Salgadinhos - Yokitos

Salgadinho Yokitos Queijo 45g BolinhaAssim como os pais e mães preocupavam-se com a nutrição dos seus filhos, lançando um olhar para questões como as de evitar a anemia e garantir os nutrientes necessários para o correto crescimento e desenvolvimento infantil, esses pais também tinham suas próprias preocupações. A visão sobre saúde para maioria dos adultos até os primeiros anos do século XXI era relacionada ao emagrecimento, saúde óssea e funcionamento intestinal.  Isso foi o ponto-chave para o boom da fortificação do cálcio e fibras, especialmente na categoria de iogurtes.

  • Densia                                     

Batatômetro: Densia de Morango (Iogurte Danone) – BATATA FRITA PODE ?

  • Activia

IOGURTE ACTIVIA ORIGINAL MEL C/4 400G - Feira Livre

  • Fibz

Brasil Kirin lança 'Fibz', o primeiro refrigerante com fibras do ...

 

FASE 2.0: FIBRAS, PROTEÍNA, PROBIÓTICO

 

Os hábitos dos consumidores em relação à alimentação saudável mudaram de forma expressiva nos últimos anos. São os “filhos” da onda incremental de vitaminas da fase 1 que foram impulsionados por muitos fatores. Alguns dos mais importantes são o maior acesso às informações pela internet, com seus influenciadores digitais, como blogueiros de fitness e nutricionistas, além de iniciativas do governo para promover uma nutrição melhor, conforme as novas regulamentações de rotulagem e o Guia Alimentar.

Nessa fase, somente adicionar vitaminas e minerais não é mais suficiente. Se a matriz original do alimento não for naturalmente saudável, o produto não recebe mais absolvição. O natural entrou no jogo, seja para alimentos e/ou suplementos.

AINDA DENTRO DA FASE 2, VEJA AS PRINCIPAIS TENDÊNCIAS

Essa fase, impulsionada por um consumidor com uma visão de bem-estar holística, que queria “sentir o benefício” e não abria mão do sabor, teve três principais tendências que  estimularam todo o segmento: saúde intestinal, proteínas e reinvenção das cápsulas:

#1 – SAÚDE INTESTINAL

O intestino ganhou autoridade e recebeu o título de o “segundo cérebro”, isso porque ele se encaixa em uma abordagem holística de saúde. O impacto da saúde intestinal no corpo humano é muito mais amplo do que simplesmente sua boa função: o microbioma intestinal está relacionado a ideia de uma saúde blindada, garantindo melhor imunidade contra muitas doenças, como depressão, doenças inflamatórias intestinais, obesidade e diabetes. Agora, além das fibras, entram em cena os probióticos e os prebióticos.

Linha Lacbacillos - Verde Campo                
Verde Campo

Probióticos - Kombucha VIH 
Vih! Alimentos - Kombucha - O Kombucha é uma bebida milenar feita ...Activia ShotLeite Fermentado Activia Shot Diário Probióticos Tangerina E ...

Pura Fibra - Água com fibras prebióticas

Bebida + Pura Fibra 400 ml Sabor Limão - Pura Fibra 

DESTAQUE: O posicionamento dos produtos mostra que as empresas estão cada vez mais conscientes da necessidade de falar o mesmo idioma dos consumidores para serem entendidas. Em vez de usar designações mais complexas, como os nomes das cepas dos probióticos, por exemplo “Bacilos DanRegularis”, as linhas trazem alegações como "probióticos naturais" ou LacBacillus.

 

#2 – PROTEÍNA

Os produtos enriquecidos com proteínas tornaram-se populares entre os consumidores orientados para a saúde. Nos últimos anos, esse nutriente ganhou os holofotes por seus inúmeros benefícios, seja nos esportes, seja para conferir maior sensação de saciedade, reduzir o consumo de carboidratos ou para ter uma pele, cabelos e unhas mais bonitas.

Whey Protein: desde barras proteicas, iogurtes e/ou bebidas lácteas até doces fitness. 

Barra Proteica - Nutrata

Whey Grego Bar Nutrata Unidade - Brigadeiro - Keep Running Brasil ...

 Athletica – Barra proteica      Flormel – Paçoca com chocolate e Whey

Paçoca de Amendoim Coberta de Chocolate com Whey Flormel Zero ...Vitao – Cookies Proteicos 

  Supply Life – Brigadeiro proteico
Brigadeiro com Whey 120g Supply Life - Herbras

IOGURTES E BEBIDAS LÁCTEAS PROTEICAS           

Ganharam força e agora fazem parte do portfólio de praticamente todas as indústrias lácteas.

Yorgus Ultra 

Yorgus Iogurte Ultra Proteína Frutas Silvestres 300g Piracanjuba Whey

Iogurtes com muita proteína invadem mercados e viram nova obsessão ...

Yopro

Iogurtes com alto teor de proteína invadem supermercados – 30/04 ...

Colágeno – saúde e beleza em águas e snacks

Água com colágeno - Bioleve 

BeautyIn – Linha de produtos pioneiros com colágeno

Fit Food e Linea - Chocolates com colágeno e Fibras

#3 - REINVENÇÃO DAS CÁPSULAS

Cansado de (tentar) engolir um punhado de vitaminas? Você não precisa fazer isso! Hoje existem muitas formas diferentes de suplementos disponíveis, além de cápsulas e comprimidos: tinturas, líquidos, pós, gomas, canudos e muito mais. 

O mercado de gomas ou “gummyes” obteve um aumento notável entre 2013-2017, subindo 73%. Curiosamente, o formato que mais cresce é o líquido. Comercializados principalmente para crianças ou em shots, as vitaminas e os suplementos líquidos registraram um aumento nas vendas de 157% nesse mesmo período. A participação de todas as outras formas de produtos - comprimidos, pós, cápsulas e pastilhas - diminuiu.

Isso está acontecendo, pois mais do que nunca, gosto e diversão são uma prioridade neste segmento. Usuários mais jovens, principalmente entre 18 e 34 anos, têm maior percepção positiva de gomas do que seus colegas mais velhos e citam o "sabor atraente" como fator determinante.

Fini – Linha Bem-Estar

Fini Store | Linha Bem Estar - MundoFini

Dr Good – Linha de Vitaminas em Gomas  

Multibeauty Dr. Good Sabor Morango com Chantilly - Araujo Mobile Sanavita – Vitamina D3 em gomas

Vitamin D3 Gummy - Tangerina - Frasco 75g - Vitamin D3 Gummy ...

Adderitos – Vitamina D em Gomas

Tamarine Fibras – Gomas com fibras prebióticas

TAMARINE FIBRAS 30 GOMAS - Ultrafarma

Dica de ouro: Existe um formato superior? Dependendo de quais vitaminas, minerais ou outras substâncias que serão suplementadas, a resposta a esta pergunta também varia. As vitaminas do complexo B costumam ser mais bem consumidas em comprimidos ou cápsulas, especialmente se utilizada em altas doses. Isso ocorre porque líquidos ou pós geralmente não têm um sabor muito bom. É importante ter em mente que o sacrifício pelo sabor no formato gomas geralmente ocorre às custas do número de nutrientes incluídos. 

E QUAL A PRÓXIMA FASE?

Ficou claro que o desafio da onda de suplementos “comidizados” é sobre levar nutrição para a casa das pessoas de um jeito mais cômodo, gostoso e percebido como mais natural. Porém, com a constante mudança das exigências do consumidor, esses desafios são reformulados a todo o momento. 

Qual será o futuro dos suplementos ou alimentos fortificados? Seja qual for a sua aposta, nós da Equilibrium acreditamos que o sucesso de um produto deve levar em conta atributos básicos do seu “D.N.A.”, ou seja, a capacidade de ser percebido pelo consumidor como “Delicioso, Nutritivo e Acessível”. E acreditamos que para a fase 3.0, que já começa a acontecer, os conceitos cada vez mais holísticos de bem-estar entrarão no jogo. É hora de nos prepararmos para agregar temas como produção local, orgânicos e sustentabilidade para o desenvolvimento de produtos na indústria de alimentos e/ou suplementos nos próximos anos.

Suplementos

Ler conteúdo completo
Indicados para você