Spot Regulatório destaca aprovação de novos ingredientes e estabilidade em suplementos
Evento da Regularium fez parte da programação da Food ingredients South America (FiSA) pela segunda edição seguida
O desafio de orientar a indústria de alimentos e bebidas em relação às frequentes mudanças regulatórias no Brasil foi assumido pela consultoria Regularium pela segunda edição seguida da FiSA (Food ingredients South America). O evento realizado em São Paulo (SP), entre os dias 8 e 10 de agosto, contou com o 2º Spot Regulatório. Atender às exigências legais ao mesmo tempo em que a inovação não sai de moda conquistou a atenção permanente de empresas do setor, como demonstrado pelo interesse do público presente ao encontro.
Entre as pautas desta edição, a Consulta Pública 1158/2023 foi vista como de grande relevância, segundo Julia Coutinho, sócia fundadora da Regularium e especialista em regulação no setor de alimentos. “Ela está revendo o fluxo regulatório para a aprovação de novos ingredientes”, explicou. Além disso, também definiu como “questão chave de 2023” o estudo de estabilidade em suplementos alimentares.
A programação foi aberta com uma mesa exatamente sobre o período de adequação à norma de suplementos alimentares e o que muda a partir de julho de 2023. Também foram discutidas as petições simplificadas e se, após quase dois anos de vigência, elas têm atingido o objetivo proposto.
Os participantes também tiveram uma visão sobre estabilidade de suplementos alimentares, informações necessárias e estrutura do relatório, antes de tratar dos desafios e oportunidades para o setor regulado com a Consulta Pública 1158/23, que trata de novos alimentos e novos ingredientes.
Consultores se reúnem para mesa redonda
A programação foi complementada com uma mesa redonda com diferentes consultores. Em discussão, os desafios da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). Julia Coutinho e Máisa Tapajós, também sócia fundadora da Regularium, receberam Anderson Ribeiro sócio da Souto Correa Advogados e atuante na área de Life Sciences & Healthcare, Eliane Miyazaki, sócia fundadora da FoodStaff, e Daniela Tomei, sócia diretora da Meta Regulatória
“O segundo Spot Regulatório da FiSA se mostrou realmente como uma tendência que veio para ficar, onde anualmente os profissionais interessados em aprender mais, em vivenciar mais sobre a área regulatória, se encontram para discutir as tendências dessa área”, completou Julia Coutinho.