Além das cápsulas: Um olhar holístico para o futuro da suplementação
O mercado atual de suplementos requer inovação contínua para atender as novas necessidades dos consumidores. Essas mudanças são impulsionadas pela tendência de uma abordagem mais holística de saúde, na qual suplementos para o sono, humor, foco e energia ganham cada vez mais espaço nas prateleiras.
Não é por acaso que vemos em ascensão no setor os adaptógenos – compostos naturais capazes de aumentar a resistência do corpo contra situações de estresse. Segundo o Global Market Insights Inc 2022, a categoria deve ultrapassar o marco de 14 bilhões de dólares até 2027.
Além disso, as gomas mastigáveis, os comprimidos efervescentes e os shots se destacam entre os consumidores e redefinem o setor de suplementação. Em 2021, as vendas em formas alternativas excederam às tradicionais cápsulas e, com isso, mais de 60% dos suplementos ganharam novos formatos, de acordo com o Nutrition Business Journal.
Nesse contexto em que os ingredientes funcionais e a disrupção do tradicional se destacam como elementos-chave do futuro da suplementação, a fim de promover uma visão mais holística para a saúde, o setor encontra oportunidades para inovar.
A contribuição dos ingredientes funcionais na suplementação
Após a pandemia da Covid-19, a busca por uma melhor saúde e bem-estar tornou-se prioridade entre os brasileiros. Conforme apontado pela Pesquisa da Associação Brasileira da Indústria de Alimentos para Fins Especiais (2021), entre os consumidores de suplementos, houve um aumento de 48% destes produtos durante a pandemia, sendo que 42% visavam melhorar a alimentação e 91% fortalecer a imunidade.
O desejo de melhorar a saúde em aspectos físicos e mentais se traduz na crescente procura por extratos botânicos. Desse modo, esses ingredientes desempenham um papel fundamental no futuro da suplementação. Eles não apenas acrescentam textura, sabor e cor aos suplementos, como também aumentam sua densidade nutricional, por serem ricos em compostos bioativos, como os antioxidantes, cafeína, além de vitaminas e minerais, encontrados em frutas, sementes e plantas da América Latina, como o açaí, linhaça, guaraná e erva-mate.
Além disso, é comum que muitos suplementos façam uso de carreadores sintéticos para manter a uniformidade e estabilidade dos produtos. No entanto, os extratos botânicos têm a capacidade de atuar como esses carreadores, eliminando a necessidade de ingredientes artificiais, o que está alinhado com a crescente demanda dos consumidores por opções as mais naturais possíveis.
Nos últimos três anos, de acordo com o Relatório da Mintel de 2022, a energia funcional tem sido a principal reivindicação das embalagens. Nesse cenário, um exemplo relevante são os suplementos energéticos, que incluem o extrato de erva-mate, conhecido por sua alta concentração de compostos polifenólicos e propriedades antioxidantes, o extrato de guaraná, que é rico em metilxantinas como teobromina e teofilina, conferindo efeitos estimulantes e energéticos, e o extrato de beterraba, uma fonte de nitratos que resulta em vasodilatação e contribui para o aumento do fluxo sanguíneo corporal, melhorando o desempenho durante a atividade física.
A Sylvestre como impulsionadora da tendência
A partir da ascensão dos botânicos no futuro da suplementação a Sylvestre Ingredientes Naturais se posiciona como uma impulsionadora das tendências e reinvenções no setor, sendo uma grande parceira na formulação de produtos de saúde e bem-estar apoiados pela ciência e desejados pelo consumidor.
Com uma vasta variedade de ingredientes funcionais e seu profundo conhecimento técnico e expertise em formulação, a empresa está desempenhando um papel fundamental na criação de suplementos que vão além das abordagens tradicionais, tendo como foco principal a saúde holística.
Seja parceiro da Sylvestre e inove seu portfólio!
Saiba mais em: www.sylvestre.ind.br