Participe do universo BHB Food!

Faça sua conta e aproveite todos os recursos da nossa comunidade online. É rapidinho... ;)

Você não está logado, faça seu login.

Ainda não é cadastrado? Clique aqui

TENDÊNCIAS

Economia prateada: a ascensão do público 60+ que já move R$ 1,6 trilhão por ano

Escrito por Juliana Klengel | Contato: juliana.klengel@equilibriumlatam.com

A economia prateada, também chamada de economia da longevidade, abrange um mercado de consumo para idosos, que é bastante grande no Brasil. Entre 2012 e 2021, 8,9 milhões de brasileiros ingressaram no grupo de pessoas com 60 anos ou mais e a expectativa é de que esse crescimento seja ainda mais acelerado nos próximos anos.

Estima-se que em 2050 o Brasil será o 6º país mais velho do mundo, à frente de todos os outros países desenvolvidos.

Segundo relatório Tsunami60+, a economia prateada representa 25% do mercado brasileiro, movimentando cerca de R$ 1,6 trilhão por ano. O paradoxo é que, apesar dessa indústria movimentar tanto dinheiro, ainda existem poucos produtos e serviços que são direcionados a este público, deixando uma grande lacuna no mercado.

O que é economia prateada?

Estamos falando de um mercado trilionário que envolve a população com mais de 60 anos. O movimento ageless busca mostrar que essas pessoas não querem mais serem chamadas de idosas, não precisam e não devem viver de acordo com as faixas etárias, a cronologia passou a ser secundária: o que importa é ter saúde física e mental.

Ao tentarmos definir quem são essas pessoas e o que elas querem, nos deparamos com um público que se sente bem física e mentalmente, que ainda trabalha, viaja, se exercita, namora e se adapta à tecnologia. Trata-se da longevidade ativa, mercado que não é muito explorado no Brasil.

Um mercado ainda intocado

De acordo com a pesquisa realizado pelo Hype60+, 4 em cada 10 brasileiros com mais de 60 anos, não encontram produtos para a sua idade. A falta de desenvolvimento de produtos direcionados e ações comerciais específicas, resultam em uma carência no senso de pertencimento.

Este tipo de cliente consome bem, tem autonomia de decisão e procura qualidade – aposentadoria não é mais sinônimo de estagnação. Dados da Federal Reserve dos Estados Unidos, demonstram que mais de 50% da do patrimônio das famílias é controlado pelos baby boomers.

No entanto, vale lembrar que sensibilidade para entender as limitações, que vai desde uma atenção especial à um design acessível (letras maiores e botões grandes) até uma arquitetura consciente (altura de prateleira nas lojas e disposição de objetos), é essencial.

Um exemplo prático são os carrinhos das lojas da rede alemã Rossmann, que contam com lupas para leitura de embalagens e rótulos.

Oportunidades de sobra

Por ser um mercado praticamente inexplorado, a economia prateada tem muito espaço para inovação e já está atraindo empreendedores criativos.

De acordo com dados da Feira Longevidade Expo + Fórum, os principais mercados com oportunidades de negócios para o público com idade acima de 60 anos são: Saúde, Moda, Beleza, Finanças, Carreira, Moradia, Turismo e Cultura.

E você, está preparado para seguir essa tendência?

BHB TEAM

BHB TEAM

About Author

O BHB Food compartilha os temas mais atuais e relevantes sobre marketing, saúde e nutrição são apresentados por players renomados e engajados no mercado, disseminando conceitos e ideias inovadoras na construção de marcas saudáveis.

Deixe um comentário

Você pode gostar também

TENDÊNCIAS

DNA dos alimentos: A receita de sucesso para sua marca

Se o DNA é a receita genética de todos os seres, é claro que os alimentos também o possuem. Mas
TENDÊNCIAS

ELOS DA CADEIA DE ALIMENTOS: UNI-VOS!

São inúmeras as previsões relacionadas aos acontecimentos que irão ocorrer este ano. Ainda, vários sentimentos tomam o mercado desde que