[ editar artigo]

Nova carne vegetal à base de alfarroba e arroz

Nova carne vegetal à base de alfarroba e arroz

Leggie é uma carne vegetal desenvolvida na Espanha pela investigadora do CSIC Marta Miguel em colaboração com a Professora Marta Garcés, da Universidade Francisco de Vitória . Essa carne, com baixo teor de gordura saturada, sem colesterol e rica em fibras alimentares, visa se estabelecer como uma alternativa para quem busca reduzir o consumo de carne animal.

Um dos aspectos mais inovadores da Leggie é o uso da alfarroba , feito com apenas seis ingredientes, Leggie não contém aditivos ou alergênicos. Nesse ponto, o compromisso inovador com a alfarroba foi fundamental, uma leguminosa de origem mediterrânea.

A escolha da alfarroba influenciou por ser uma cultura próxima e sustentável. Opções como soja ou trigo não eram viáveis ​​porque podem conter alergênicos. A alfarroba é capaz de crescer em excelentes condições em solos que necessitam de pouca água.

Os pesquisadores detalham por que nem todas as opções alternativas ao consumo tradicional de carne são ideais. Em um mercado em expansão, o marketing pode enganar o consumidor.

Uma vantagem do Leggie é seu alto teor de fibra alimentar, cujo consumo é deficiente na Espanha e em outros países desenvolvidos. 

Leggie será comercializado por meio de embalagens de tecnologia de alta pressão hidrostática (HPP). Para evitar o uso de conservantes no produto final. Os pesquisadores destacam a sensorialidade dessa alternativa à carne, que se adapta facilmente a receitas e pratos. De forma a proporcionar uma experiência sensorial muito próxima do prato ou receita original, à qual se acrescenta a sua facilidade de utilização.

 

Fonte: The Food Tech.

Lançamentos

Ler conteúdo completo
Indicados para você