[ editar artigo]

Tendência da saudabilidade acentua a busca por produtos que contribuem com a imunidade

Tendência da saudabilidade acentua a busca por produtos  que contribuem com a imunidade

Nova demanda abre mercado para empresas investirem em produtos que aportem benefícios à saúde e são um atrativo aos consumidores

 Desde o início da pandemia, a busca por produtos e alimentos que auxiliam na melhora da saúde e do bem-estar, contribuindo com a imunidade, cresceu consideravelmente. Dados da pesquisa ADM OutsideVoice℠ mostram que 77% dos consumidores têm a intenção de manterem-se saudáveis no futuro e 57% relatam estarem mais preocupados com sua imunidade por causa da COVID-19. Essa demanda do consumidor tem cada vez mais estimulado a indústria de alimentos a ofertar produtos com ingredientes de origem natural que entreguem essa funcionalidade aos clientes.

Quando se fala sobre imunidade, a vitamina C é em geral o primeiro nutriente a ser lembrado. Isto porque essa substância aumenta a produção de glóbulos brancos, que fazem parte do sistema imunológico e que tem a função de combater microrganismo e estruturas estranhas ao corpo, como vírus e bactérias. Segundo o relatório de outubro de 2020 da Mintel, 67% dos brasileiros teriam mais interesse em consumir mais vitamina C em alimentos e bebidas para ter uma dieta mais saudável.

Fontes naturais - Poucos lembram da acerola, uma fruta tipicamente brasileira que apresenta um alto teor de vitamina C como fonte natural além de ser um alimento ideal para compor produtos que agregue imunidade e saúde ao consumidor. Rachel Jesus, gerente de P&D Health & Wellness da ADM -  empresa que desenvolve soluções para a indústria de alimentos, bebidas e suplementos, comenta: “A vitamina C é um micronutriente que não é sintetizado sozinho pelo organismo. As soluções concentradas de acerola em pó da ADM são de origem natural, possuem um alto teor de vitamina C de 17% em sua composição e são apoiadas por evidências científicas de sua funcionalidade.”

No mercado atual, grande parte dos suplementos com vitaminas que entregam os benefícios da vitamina C é sintético. Portanto Rachel, acrescenta: “Estudos comprovam que as fontes naturais de vitamina C chegam a ter uma absorção cerca de 20% maior pelo nosso organismo, adicionam outros benefícios, funcionalidades e ainda podem resultar em um produto com um rótulo mais limpo composto por ingredientes mais conhecidos pelos consumidores.”

Outra fonte natural de vitamina C é o camu-camu, fruta originária da Amazônia pouco conhecida e explorada no mercado. O camu-camu é ainda mais rico em vitamina C do que a acerola e pode ser um ótimo ingrediente para colorir naturalmente o produto final, além de ser uma fruta 100% regional.

Outros ingredientes podem auxiliar ainda mais no fortalecimento do sistema imunológico, acentuando também o efeito da vitamina C no corpo humano. Segundo o engenheiro de alimentos e diretor comercial de Botânico Funcional da ADM, Rodrigo Setti, o açaí  e a erva-mate, por exemplo, têm “propriedade antioxidante no nosso organismo que auxilia na absorção de vitaminas, minerais e ajudam a manter a saúde em dia, evitando gripes e resfriados.”

Soluções botânicas naturais

A saudabilidade e a crescente demanda por rótulos mais simples e com itens conhecidos são alguns dos motivos que impulsionam a busca das empresas por ingredientes mais naturais. Uma pesquisa realizada em 2020 pelo Núcleo de Pesquisas Epidemiológicas em Nutrição e Saúde da Universidade de São Paulo mostrou que 60% dos consumidores valorizam a origem dos produtos.

Diferente das artificias, as soluções naturais exigem inúmeros processos detalhados para que se consiga manter conservado o perfil fitoquímico do produto mesmo após o processamento. De acordo com Rachel, que também é engenheira química, todo o processo de produção de soluções naturais com botânicos deve ser executado com excelência e tecnologia de ponta para que o produto final realmente entregue os benefícios para o consumidor. “Na ADM, realizamos inúmeros estudos para conhecer a fundo o ingrediente e sua origem. Realizamos o transporte do alimento até a fábrica de maneira adequada e, por meio do nosso expertise técnico, produzimos a solução final na nossa planta localizada em Colombo (PR) garantindo as propriedades e nutrientes deste item.”

A ADM transforma frutas, vegetais e outras plantas, como a Acerola, Açaí, Camu-Camu, entre outros, em soluções botânicas em pó, que conserva todos as propriedades funcionais desses ingredientes.  

“Recentemente, a ADM ampliou o seu portfólio de soluções ao agregar os botânicos com benefícios à saúde. São produtos de origem natural, feitos a partir de plantas, frutas e vegetais brasileiros, que adicionam inúmeros benefícios para o consumidor, desde suportar o funcionamento do sistema imunológico até promover efeitos antioxidantes no organismo. Hoje contamos com um portfólio riquíssimo com variadas soluções e diversas aplicações, e estamos prontos para inovar e liderar o desenvolvimento desse mercado na América Latina”, finaliza Setti. 

Opinião

BHB Food
ADM - Archer Daniels Midland
ADM - Archer Daniels Midland Seguir

Nós desvendamos o poder da natureza para fornecer acesso à nutrição em todo o mundo. Por meio de inovações no setor e um portfólio completo de ingredientes, oferecemos aos clientes a melhor solução para os desafios de hoje e amanhã. Saiba+ adm.com

Ler conteúdo completo
Indicados para você