Startup Key lança bebida energética que colabora com queima de gordura
A startup Key, fundada em 2021 por Tekla Back, ex-executiva da PepsiCo, e Karishma Thawani, que já atuou na Coca-Cola, acaba de lançar uma nova classe de energéticos no mercado americano. Com os sabores pêssego com toranja, limão com gengibre e maracujá com abacaxi, essas bebidas prometem revolucionar o cenário dos alimentos e bebidas funcionais, ao serem 100% naturais e livres de açúcar.
O destaque entre os ingredientes é o (R)-1,3-butanodiol, precursor da D-BHB, uma das cetonas sintetizadas pelo organismo em momentos de baixa disponibilidade de glicose para a produção de energia. Comercializado sob o nome Avela desde o final de 2022, esse composto é desenvolvido pela biotech americana Genomatica, por meio de fermentação de precisão, uma técnica inovadora que transforma micro-organismos em fábricas de bioativos, neste caso, cetonas.
A cafeína e o aminoácido l-teanina, provenientes do chá verde, também são incorporados à receita da Key para melhorar o desempenho cognitivo, promovendo não apenas energia, mas também bem-estar e estilo de vida saudável.
O interesse dos investidores nessa inovação é evidente, com a Key anunciando recentemente uma captação de US$ 4 milhões liderada pelo AgFunder, fundo significativo do ecossistema agrifoodtech, e com a participação do Alethia Venture Partners e AgFunder SIJ Impact Fund. Esses recursos serão direcionados para ampliar o portfólio da empresa e expandir sua distribuição.
Além de atender à demanda crescente por alternativas energéticas mais saudáveis, a Key pretende popularizar o conceito das cetonas além do nicho dos energéticos, buscando torná-las parte integrante da dieta diária dos consumidores. Com o sucesso do lançamento das bebidas, a empresa planeja introduzir dois novos produtos até o final do ano e expandir sua presença no mercado.
A CEO Tekla Back, que anteriormente fundou a Keho, startup de lanches veganos cetogênicos, tem uma visão clara do potencial desse mercado em expansão. Estimativas indicam que, nos próximos sete anos, os alimentos e bebidas que induzem a cetose devem movimentar quase US$ 16 bilhões, destacando a crescente demanda por produtos que promovem a saúde e o bem-estar.
Você também pode gostar disso
Conheça o sabor e funcionalidade nas bebidas “ready to drink”
A indústria de alimentos e bebidas experiência uma transformação significativa, impulsionada por tendências clean label e demandas dos consumidores. De acordo com o Relatório Equilibrium – Qtrends 2022-2023, existe um desejo crescente por controle e assertividade na compra, especialmente após a insegurança gerada pela Pandemia do COVID-19. As pessoas querem confiar no que consomem, beneficiando a saúde sem abrir mão do sabor.
O mercado responde com adaptação a essas demandas, reconhecendo a importância de oferecer opções saudáveis e inovadoras. No segmento das bebidas não alcoólicas prontas para o consumo – ready to drink, ou simplesmente RTD –, o destaque está na conveniência, praticidade e variedade que essas bebidas oferecem.
As categorias incluem uma ampla gama de opções, desde águas saborizadas a chás gelados, cafés prontos para beber e bebidas fermentadas, e emergem como uma resposta ao declínio no consumo de bebidas carbonatadas e alcoólicas, com aumento simultâneo das buscas por produtos de baixa caloria ou com redução de açúcares.
Clique aqui para ler o conteúdo completo.
Fonte: neofeed.com.br