Como uma cervejaria centenária criou o Guaraná Pureza

Em Santa Catarina, o Guaraná Pureza é mais do que um refrigerante: é parte da identidade cultural da Grande Florianópolis. A marca, hoje símbolo regional, nasceu há mais de um século como uma cervejaria fundada pelo descendente de imigrantes alemães Alfredo Sell, em 1905, às margens do Rio Capivaras, em Rancho Queimado.
Geração Z reduz o consumo de álcool e muda o mercado
Inicialmente chamada Cervejaria Rio Branco, a empresa produzia cervejas inspiradas na tradição germânica da família. Em 1908, transferiu a produção para o local onde a Refrigerantes Pureza funciona até hoje.
A transição para o refrigerante começou de forma inusitada. No processo de fabricação da cerveja, havia um resíduo líquido que passou a ser filtrado e engarrafado, ganhando o apelido de “cerveja-doce”. O produto começou a ser levado por Alfredo Sell para festas da região, onde conquistou espaço entre as cozinheiras e convidados.
“Ele levava junto, deixava com as cozinheiras das festas e ela foi se popularizando. Quando alguém fazia um pedido, dizia: 1senhor Alfredo, não esqueça de trazer a cerveja das senhoras da cozinha’”, relembra Ricardo Sell, bisneto do fundador e um dos atuais sócios da empresa.
Refrigerante de caju zero açúcar é lançado no Ceará
Com o tempo, a receita evoluiu e deu origem ao guaraná que hoje é referência no estado, preservando o caráter artesanal e o vínculo com a comunidade local.
Fonte: nsctotal
Imagem: Reprodução




