Especial APAS Show 2023: como o varejo está trabalhando práticas sustentáveis?
Mais do que manter uma alimentação saudável e balanceada, o consumidor final está cada vez mais atento às marcas e dando preferência para aquelas que investem em sustentabilidade.
Isso é o que mostra uma pesquisa encomendada pela Associação Paulista de Supermercados (APAS) e divulgada durante a 37ª edição da APAS SHOW, realizada de 15 a 18 de maio, no Expo Center Norte, em São Paulo.
Segundo o levantamento, 95% dos brasileiros dão prioridade para produtos e serviços de empresas que investem em práticas sustentáveis e 64% já deixaram de consumir uma marca ou frequentar um estabelecimento ao saber que a empresa ou seus funcionários não tiveram um comportamento ético.
E o reflexo da mudança no comportamento do público tem impulsionado inúmeras marcas, que buscam se posicionar para serem reconhecidas com o diferencial de atuarem por meio de boas práticas.
Para as empresas que estão em busca de ideias inovadoras, uma boa alternativa é a eureciclo, uma solução estruturante para a recuperação de embalagens.
Tania Sassioto, diretora de projetos e parcerias da eureciclo, explica como funciona essa iniciativa. “Montamos uma estratégia para essas empresas para garantir que o mesmo tipo de embalagem que vai para a casa do consumidor seja coletado por uma central de triagem e reciclado. Montamos a estratégia e fazemos todo esse controle e rastreamento em parceria com as empresas de central de triagem”, afirma.
A partir da homologação dos operadores de triagem, a empresa consegue garantir, através das notas fiscais emitidas, a destinação correta de embalagens pós-consumo para a reciclagem.
Diferencial: empresas que investem em práticas sustentáveis
A qualidade dos produtos, sem dúvida, é de extrema importância para que as marcas consigam ganhar destaque no mercado, que cada vez mais abre espaço para os produtos saudáveis e para os suplementos. Mas os novos indicadores não deixam dúvidas que, para ter um diferencial ainda maior, é preciso manter práticas sustentáveis.
“Além de oferecer produtos que atendam suas necessidades, os consumidores têm optado por marcas que investem em programas de preservação ambiental e responsabilidade social e que a sustentabilidade não está apenas no discurso”.
Carlos Corrêa, diretor-geral da APAS SHOW.
E foi exatamente essa proposta que a Nestlé buscou mostrar durante o evento. Além de apresentar novos lançamentos em chocolates, biscoitos e cafés, a empresa reforçou que tem investido em um crescimento sustentável a longo prazo.
Uma das iniciativas é agricultura regenerativa, que preza pela conservação e reabilitação dos sistemas alimentares e agrícolas, impactando as cadeias de café, leite e cacau, e outra frente está na redução e eliminação do desperdício na produção de embalagens.
No quesito sustentabilidade, outro destaque na feira foi a PepsiCo, que desde 2020, reduziu em 25% o uso de plástico virgem em suas embalagens de bebidas no país, conforme já falamos por aqui.
Quem também aproveitou a feira para ressaltar seu diferencial e preocupação com o meio ambiente foi o Grupo Heineken. A companhia preparou um estande, com mais de 300m² de área útil, todo projetado com materiais biodegradáveis, optando por tintas à base de água, madeiras recicladas e tecidos crus, reforçando seu compromisso com a responsabilidade ambiental.
Curiosidade: 10,8% do total do PIB brasileiro é gerado por empresas alimentícias
Você sabia que 10,8% do total do PIB (produto interno bruto) brasileiro é gerado por empresas alimentícias? A informação é da ABIA (Associação Brasileira da Indústria de Alimentos), que afirma ainda que 38 mil empresas que atuam no setor da indústria de alimentos e bebidas absorvem 1 milhão e oitocentos mil empregos diretos.
A entidade estima ainda que 72% da produção é consumida pelo mercado interno, sendo que o setor supermercadista é o principal canal de abastecimento de alimentos para o consumidor final.
Você também pode gostar desse conteúdo: Pague Menos e Nestlé se unem em ação pela sustentabilidade