“Estratégias de Marketing de Influência e Colaboração Social Marcaram o Encerramento do BHB Food Festival”
O tema escolhido para encerrar o último bloco do BHB Food Festival foi influência e smart money, que buscou retratar o crescimento do mercado plant based em sua primeira palestra, apresentada por Christian Wolthers, fundador da Vegan Business, uma plataforma que auxilia pequenas marcas e startups a capitanearem investimentos.
Na avaliação de Wolthers, apesar de ser esse inegavelmente um mercado em expansão, alguns desafios precisam ser vencidos para que seu potencial possa ser explorado plenamente. Um deles é o preço. “Para aumentar o consumo, principalmente do produto vegano industrializado, que é onde está a maior disparidade, é preciso reduzir o preço.”
O segundo desafio é a disponibilidade do produto, e, por fim, o sabor, a palavra mais ouvida nos dois dias de BHB Food. É vencer o desafio de fazer um produto análogo à carne ser tão saboroso quanto a proteína animal.
Outro tema abordado nesse bloco foi o marketing de influência, dessa vez sobre a visão de Luciano Kalil, diretor de Marketing da Squid, empresa que conecta marcas a influenciadores. O especialista destacou alguns desafios enfrentados por quem atua em marketing. Dentre eles, pontuou as diversas plataformas de redes sociais, o alto custo dos anúncios, a dificuldade de compreender a jornada dos diferentes consumidores e a produção de conteúdo de interesse.
“Hoje, o público, principalmente o mais jovem, quando quer informações sobre um produto, pesquisa nas redes sociais, e não no Google. Ele quer saber o que o usuário está falando sobre aquele produto. E é lá que a sua marca tem que estar.”
Kalil também comentou que, quando as empresas criam o chamado marketing de comunidade, elas conseguem desenvolver conteúdos mais autênticos e conectados com o seu público.
O especialista deu algumas dicas para quem pretender criar comunidades. Uma delas é entender que ela difere da rede social da empresa, na qual a companhia define e transmite seu discurso. “Na comunidade, todos são produtores potenciais de conteúdo. Outro ponto é entender os interesses da empresa e das pessoas que estão na comunidade. Por fim, uma comunidade tem que ter propósito e contar com um moderador.”
Parcerias em prol de uma causa
Fechando o BHB Food Festival, subiram ao palco representantes da Gerando Falcões e da Minalba, que contaram sobre a atuação conjunta entre as marcas para gerar impacto social positivo. A Minalba, em parceria com o ecossistema de desenvolvimento social Gerando Falcões, lançou o projeto “Fala na Lata”, onde 100% do lucro obtido com a venda da água mineral Minalba em lata serão destinados à instituição.
Christina Larroude, diretora de Marketing na Minalba, contou o quanto foi gratificante para a empresa a criação desse projeto social. “Nós acreditamos que todas as empresas podem contribuir para reduzir a pobreza, a desigualdade e fomentar a inclusão.”
Outra iniciativa da empresa foi uma parceria com a instituição Dorina Nowill para o desenvolvimento de uma lata com indicações em braile, que facilita a identificação do produto por pessoas com deficiência visual.