Design especulativo e IA propõem novos rumos para alimentação

A BRF, uma das maiores empresas de alimentos do Brasil, marcou presença no Web Summit 2025 com uma masterclass provocativa e visionária. Conduzida por Gabriel Gandara e Aysu Bilgin, ambos da New Ventures, a palestra realizada nesta segunda-feira (28) propôs um olhar disruptivo sobre os impactos da inteligência artificial e do design especulativo no futuro da alimentação e do trabalho.
Indústria de alimentos adota IA para inovação e eficiência
O Web Summit 2025, maior evento de tecnologia do mundo, acontece Rio de Janeiro, entre os dias 27 e 30 de abril. Em meio a discussões sobre inovação, a apresentação da BRF se destacou por estimular o público a imaginar futuros possíveis, e improváveis, por meio do design especulativo, uma abordagem que busca romper com os padrões de pensamento convencionais. Mais do que prever tendências, o design especulativo convida à construção coletiva de futuros alternativos.
Durante a dinâmica, os participantes foram convidados a “co-criar” cenários alimentares a partir de simulações hipotéticas, inspirando-se em tecnologias em alta, desafios ambientais e novas relações de trabalho.
A abordagem proposta busca justamente desconstruir certezas, incentivando um pensamento mais livre e criativo. A iniciativa da BRF mostra como grandes empresas do setor da alimentação estão se apropriando de metodologias do design e da tecnologia para repensar sua atuação diante de um futuro cada vez mais incerto e veloz.
Prêmio ABRE 2024 revela os melhores designs de embalagens
O conteúdo da masterclass reforça a importância de olhar além do presente, integrando ferramentas criativas e tecnológicas às estratégias de inovação em alimentos, bebidas e suplementos.