Ital vai sediar Centro de Pesquisa em Economia Circular de Embalagens
O Instituto de Tecnologia de Alimentos (Ital), vinculado à Agência Paulista de Tecnologia dos Agronegócios (Apta) da Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo, anunciou a criação do Centro Avançado de Pesquisa em Economia Circular de Embalagens (Capece). A iniciativa, aprovada pela Financiadora de Estudos e Projetos (Finep) em 22 de setembro de 2023, integra a linha “Transição Ecológica” da chamada pública Pró-Infra Centros Temáticos 2023, com um investimento de aproximadamente R$ 12,1 milhões a ser executado em até 36 meses.
Vitafor é marca mais lembrada pelos nutricionistas em 4 categorias
O Capece ampliará a infraestrutura analítica do Centro de Tecnologia de Embalagem (Cetea) do Ital, referência em pesquisa, desenvolvimento, inovação e serviços tecnológicos especializados em sistemas de embalagem. O novo centro concentrará esforços em quatro áreas principais:
- Redução de perdas e desperdício de alimentos e outros produtos de consumo por meio da melhoria da performance das embalagens.
- Minimização do uso de materiais sem comprometer o desempenho das embalagens.
- Valorização da embalagem no pós-consumo, desenvolvendo estruturas recicláveis e avaliando novos processos ou tecnologias de reciclagem.
- Desenvolvimento de materiais de fonte renovável.
Essas iniciativas visam equilibrar desempenho, proteção e sustentabilidade das embalagens, alinhando-se aos princípios da economia circular e assegurando a saúde e segurança do consumidor.
O projeto conta com o apoio de diversas empresas parceiras do Cetea, além de professores e pesquisadores de instituições de ensino e pesquisa nacionais e internacionais, reforçando o potencial do Capece em promover inovação tecnológica e sustentabilidade na gestão de resíduos de embalagens.
A infraestrutura ampliada também impulsionará projetos como o Centro de Ciência para o Desenvolvimento Soluções para os Resíduos Pós-Consumo: Embalagens e Produtos (CCD Circula), apoiado pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp), pela Secretaria de Agricultura e Abastecimento de São Paulo e por empresas privadas em um modelo de colaboração tripartite.
A coordenação do projeto está a cargo das pesquisadoras Fiorella Balardin Hellmeister Dantas e Marisa Padula, com a colaboração de uma equipe multidisciplinar de pesquisadores do Ital.
Natural Tech e BHB Food lançam Missão de Negócios Expo West 2025
Fundado em 1963 e localizado em Campinas (SP), o Ital realiza pesquisa, desenvolvimento, assistência tecnológica e difusão do conhecimento nas áreas de embalagem, processamento, conservação e segurança de alimentos e bebidas. O instituto possui unidades técnicas especializadas em carnes, produtos de panificação, cereais, chocolates, balas, confeitos, laticínios, frutas, hortaliças e embalagens, sendo certificado na ISO 9001, com parte dos ensaios acreditados na ISO/IEC 17025.
Fonte: https://www.agricultura.sp.gov.br/
Imagem: Reprodução