Indústria de alimentos global discute futuro do setor no Brasil – 4º International FoodTech Forum
Evento em Campinas (SP) reúne representantes das principais empresas do segmento em todo o mundo; entre os destaques, a participação de pesquisadores da FAO que acompanham o desenvolvimento de alimentos à base de células
Representantes das principais empresas mundiais do setor de alimentos estão no Brasil para discutir o futuro da indústria. O 4º International FoodTech Forum e o 4º FoodTech Expo ocorrem em Campinas (SP), na sede do Ital (Instituto de Tecnologia de Alimentos), entre 13 e 14 junho, e colocam o tema no centro das atenções. Segundo a organização, os eventos são equiparáveis a fóruns realizados nos Estados Unidos e Israel. Os visitantes encontram discussões sobre formas sustentáveis e regenerativas de cultivo, tecnologia, inovação, segurança alimentar, entre outros temas do segmento.
Entre os destaques colocados em pauta, está a produção de alimentos à base de células, com a participação de pesquisadores do recém-publicado estudo global da FAO (Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação) sobre o assunto. Dois especialistas que participaram ativamente do estudo, Masami Takeuchi e William Chen, estão presentes. “No mercado nacional, esta é uma oportunidade ímpar para discutir o futuro desses alimentos”, afirma Paulo Silveira, fundador e CEO do FoodTech Hub Latam, que promove os eventos.
O hub agrega empresas, universidades e institutos de pesquisa, órgãos governamentais e não governamentais, foodtech startups e venture capital. A proposta é a de fomentar a inovação nos sistemas alimentares por meio de investimentos em foodtechs e inovação aberta. O ecossistema foi criado em 2018 e tem conquistado papel de referência no desenvolvimento e inovação em alimentos no mundo, de acordo com Silveira.
Convidados internacionais e especialistas brasileiros
Além do painel dedicado ao relatório da FAO sobre produtos à base de células, a organização do fórum tem presenças confirmadas de outros nomes mundiais, como Andy Zynga, CEO do EIT Food, iniciativa de inovação da comunidade europeia criada para transformar o sistema alimentar. Além dele, Jonathan Berger, CEO da The Kitchen Hub, primeira incubadora de foodtech israelense, e Roger van Hoesel, cofundador do Ecosystem Navigators, se juntam a vários especialistas brasileiros.
Espaço sediará centro de inovação de excelência
A escolha do local que recebe os encontros é estratégica. No Ital, está em construção o Tropical Food Innovation Lab, um centro de inovação de excelência na América Latina que vai desenvolver produtos sustentáveis em alimentos e bebidas de forma colaborativa. “O Brasil está entre os maiores produtores e exportadores de grãos e proteína do mundo”, reforça o CEO do hub, ao lembrar que o País tem mais de 20% da biodiversidade vegetal do planeta e uma indústria de alimentos que historicamente responde por 10% do PIB (Produto Interno Bruto).
O 4º International FoodTech Forum e o 4º FoodTech Expo têm patrocínio do Tropical Food Innovation Lab., Bayer, BRF, Bühler, Cargill, Coplacana, Givaudan, Integralmédica, Mondeléz International, Btomorrow Ventures, Smurfit Kappa e Ecobrisa, com apoio da ABIA (Associação Brasileira da Indústria de Alimentos), ABIR (Associação Brasileira das Indústrias de Refrigerantes e de Bebidas Não Alcoólicas), Embrapa, Unicamp, FEA (Faculdade de Engenharia de Alimentos) da Unicamp, Ministério da Agricultura e Pecuária do Governo Federal, Universidade Federal de Santa Maria e Ital (Instituto de Tecnologia de Alimentos).